Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 - 00h04
O Plano de Recuperação
O município de Porto Velho entrou em 2015 com uma serie de desafios. Temos bandeiras bem definidas, desde a conclusão dos viadutos – reinicio das obras prometidas para março – combate as alagações, a retomada dos projetos de saneamento (água e esgoto), as barreiras de contenção das enchentes, medidas emergenciais para solucionar os pontos críticos da mobilidade urbana, além do enrolado terminal rodoviário tão catimbado por seguidas administrações municipais e estaduais.
Depois da cheia histórica, Porto Velho e seus distritos tiveram seus problemas com saúde, educação e segurança pública se agravarem. Estas e tantas outras necessidades constam do Plano de Recuperação, elaborado por técnicos da esfera do planejamento municipais e estaduais, com o valioso auxílio do CREA, que exigem recursos de R$ 4 bilhões. Infelizmente o montante nunca foi liberado. A grande verdade é que e a capital rondoniense acabou tratada pela União a pão e água e sobreviveu ao desastre natural do ano passado graças aos parcos recursos destinados pela prefeitura e governo do estado.
Uma revoada
O inicio da semana marcou uma revoada de prefeitos da terrinha à Brasília, todos de pires na mão, buscando a captação de verbas. Liderados pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, Marinho da Caerd, os alcaides levaram consigo projetos técnicos aos Ministérios e buscaram apoio dos deputados federais e senadores para garantir recursos das emendas parlamentares.
Coisas da justiça
Os ex-presidentes da Assembléia Legislativa Marcos Donadon (Vilhena), Carlão de Oliveira (Alta Floresta) e Walter Araujo (Porto Velho) estão soltos, os deputados e vereadores envolvidos na Operação Termópilas estão na boa, os nomes dos parlamentares e prefeitos envolvidos no escândalo das emendas parlamentares sequer foram divulgados pela justiça. Olho vivo...
Tom conciliador
Depois dos recentes embates com o PT, o PMDB entra hoje em cadeia nacional, com seu programa gratuito num tom mais conciliador. A legenda presidida por Michel Temer, vice-presidente da República tem como objetivo reunificar a base governista no Congresso Nacional, depois da ruptura provocada pela eleição do deputado Eduardo Cunha (RJ) na presidência da Câmara Federal.
Três nomes
O PMDB já conta com três possíveis nomes para escolher seu candidato a prefeito nas eleições a prefeito de Porto Velho no ano que vem. São eles, o deputado federal Lindomar Garçon, o empresário Mário Português e o mais recentemente cotado para a peleja é o secretário de estado da Saúde Willians Pimentel. Já, o governador Confúcio Moura garante que esta fechado com o atual prefeito Mauro Nazif a reeleição.
Nova legislatura
Os deputados estaduais da Assembléia Legislativa abriram a nona legislatura, na última terça-feira, com os olhos voltados a busca de soluções de problemas emergenciais no estado, desde a disputa de terras na região de Buritis e Nova Mamoré- onde rolam conflitos fundiários -, até a recuperação da BR- 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques, no Vale do Guaporé.
Via Direta
*** O Dnitt justifica que algumas obras rodoviárias no estado têm sido prejudicadas pela existência de geoglifos, fenômeno comum na Zona da Mata *** Plenamente recuperada da cheia do ano passado a zona portuária de Porto Velho volta a conviver com uma nova enchente *** Os comerciantes da região do Cai N’Água já estão apavorados com a possibilidade de novos prejuízos.
.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b