Sábado, 6 de agosto de 2016 - 06h19

O PAU VAI CANTAR
A coisa começou meio morna, mas não tenham dúvidas; o pau vai cantar na eleição em Porto Velho. Os QGs já estão se movimentando e os principais alvos escolhidos entre os sete postulantes, são o prefeito Mauro Nazif (PSB), o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), ex-secretário da Saúde Willians Pimentel (PMDB) e o deputado estadual Léo Moraes.
Sem a presença da deputada Mariana Carvalho (PSDB) alguns candidatos acreditam que “todo mundo é japonês” e que não há “Pelés” nesta contenda. De fato, não se vê alguém deslanchando, mas estamos apenas no início da peleja.
Sabe-se que em política ninguém chuta cachorro morto, tampouco acende-se vela para defunto ruim. Vejam o que falam entre os adversários nos bastidores: Contra o atual prefeito o tiroteio é pesado, principalmente com acusação sobre seu envolvimento com vereadores criminosos. Já com relação a Sobrinho, lembram da sua prisão e inegebilidade. Contra Pimentel sua prisão e envolvimento em licitações da saúde e por aí vai. Línguas ferinas já estão afiadas para os debates, mas com pontos de desgastes também, como é o caso de Léo Moraes. Neste caso recordam que seu falecido pai esta na Operação Dominó e que ele é pau mandado de Ivo Cassol.
AS BOAS VIRADAS

Foto: Arquivo do Gente de Opinião / Revista Momento Brasil
Desde que Rondônia se transformou em estado a capital elegeu pelo voto direto prefeitos a partir de 1985, com Jerônimo Santana (PMDB) que exerceu o cargo por pouco tempo já que no ano seguinte ele deixaria o Paço Tancredo Neves para disputar o governo com o vice Tomás Correia completando o mandato até 1988 quando foi eleito Francisco Chiquilito Erse. Jerônimo e Chiquilito, como se abre já faleceram.

Em 1992, o então deputado federal José Vieira Guedes (PSDB) conquistaria uma grande vitória, numa polarização com Vitor Sadek. O ano de 1996 marcou a volta de Chiquiito Erse a prefeitura sendo que seu vice Carlinhos Camurça completaria o mandato para se reeleger em 2000 numa virada sobre Everton Leoni se mantendo no cargo até 2004. A partir de então, em 2008, a abre-se a era petista, com uma bela virada de Roberto Sobrinho sobre Mauro Nazif que se juntou ao adversário Camurça, não dando liga. Com uma boa gestão, Sobrinho lograria a reeleição em primeiro turno ficando no cargo até o final de 2012 quando o atual prefeito virou sobre Lindomar Garçon depois de uma luta difícil com Mariana Carvalho e Mário Português para galgar o segundo turno.
TURISMO AVENTURA

Enquanto não se define de uma vez
a pavimentação do miolo da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus – faltam quase 500 quilometros dos 900 do trecho – a estrada tem sido utilizada para o turismo de aventura. Rondonienses, acrianos, amazonenses e mais aventureiros oriundos de outros estados estão testando suas qualidades de ônibus (duas empresas fazem o trajeto, inclusive a rondoniense Eucatur), de carros de passeio, caminhonetes, motos e bicicletas.
Na epopéia os aventureiros enfrentam de tudo. A maior dificuldade é a falta de pontos de apoio e de abastecimento em longos trechos da rodovia que ostenta buracos, pontes estreitas e em péssimas condições de uso. Com este cenário na selva, mais os urros das onças, o atemorizante ruído de bandos de queixadas o percurso a noite é fica mais perigoso ainda.
.jpg)
Fotos ilustrativas de Luiz Albuquerque
Mas não é só o turismo aventura que movimenta a estrada, como registrou esta semana o jornal A Critica, de Manaus. Mesmo chegando aos pedaços, alguns caminhões levam hortifrutigranjeiros e o intercâmbio de rondonienses e manauaras aumenta nesta época de verão com as viagens de ônibus já que os atoleiros não permitem as viagens no inverno amazônico.
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)