Sábado, 30 de maio de 2015 - 14h47
Não é de hoje que a opinião pública tem conhecimento da existência do nepotismo e do modus operandi mais recente, que é o nepotismo cruzado – e temos denúncias recentes por aqui – em todo País. Como se sabe, a nomeação de parentes para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas funciona muito entre políticos, procuradores, desembargadores, prefeitos, ministros e governadores trocando nomeações entre si de esposas, ex- mulheres, filhos, tios e parentes próximos.
A coisa vem de longe, desde o início da colonização portuguesa no País, com Pero Vaz de Caminha. Na vida moderna o nepotismo é considerado uma prática ilegal na administração pública, pois se refere à promoção de um indivíduo em função de seu parentesco com aquele que o promove. Trata-se de uma conquista baseada em privilégios.
“Para ludibriar a Justiça,
então se criou o nepotismo cruzado”
Nesse caso, um acordo entre as partes envolvidas que estabelece a nomeação de parentes de um gestor, sendo que o gestor que teve parente beneficiado, indica o parente daquele que o beneficiou. A coisa está rolando muito nestas bandas.
Eleições 2016
No PP de Porto Velho existem vários pré-candidatos a prefeitos, uma fartura até. Começa com Odacir Soares, vai ainda com Amado Rahhal e tem o deputado Aélcio da TV, uma liderança emergente. Como não bastasse, tem também Jaqueline Cassol, ungida do senador Ivo, que faz o partido de quintal. Por conseguinte, quem quiser ser candidato vai ter que saltar fora.
A mobilização
Por falar em eleições 2016, a temporada promete em Porto Velho, já que o Diretório Nacional do PDT determinou o lançamento de candidaturas próprias nas Capitais. Com isso, os pedetistas de Porto Velho já trabalham em alguns nomes para a tarefa. Entusiasmados, os movimentos PDT Mulher e a Juventude Socialista já começaram a mobilização.
Vice Em Ji-Paraná
Em Ji-Paraná todo mundo está se lançando candidato a prefeito para tentar ser vice do prefeito Jesualdo Pires (PSB), um dos maiores favoritos no Estado na jornada de 2016. Estão na pista o ex-deputado estadual, Euclides Maciel (PSDB); e o atual deputado estadual, Laerte Gomes (PEN), que mudou domicílio eleitoral de Alvorada do Oeste para a Capital da BR. O PMDB e o PP também estudam candidaturas
Lava Jato
Abalado com a repercussão nacional do seu envolvimento na Operação Lava Jato – rapinagem de recursos da Petrobras, lavagem de dinheiro etc – o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) deixou Brasília ainda na quintaa-feira buscando o carinho dos companheiros nas suas bases. A situação do parlamentar é delicada e se agravou com a quebra do sigilo telefônico determinada pelo Supremo Tribunal Federal.
Crise na segurança
Nem uma baita operação policial combatendo os pontos de venda de drogas em Porto Velho reduziu o crescente índice de criminalidade. Temos um verdadeiro banho de sangue na periferia, mesclado com roubos, furtos e assaltos a mão armada. A coisa não anda diferente no interior. Cidades polos, como Ariquemes e Vilhena, vivenciam há tempos uma situação bastante aflitiva.
Via Direta
*** Rola uma grande epidemia de gripe em Porto Velho. Só aqui no SGC, com a bruxa solta, meia dúzia está em convalescência, inclusive o colunista *** Sobrou até para o nosso diretor geral, o popular Cavalca *** A Rondônia Rural Show está mostrando a pujança do agronegócio em nosso Estado *** A festa no campo rondoniense prossegue agora com as exposições agropecuárias, nos principais municípios do Estado.
.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b