Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O fenômeno das terras caídas tem aumentado sensivelmente na Amazônia


O fenômeno das terras caídas tem aumentado sensivelmente na Amazônia - Gente de Opinião

As terras caídas

O fenômeno das terras caídas tem aumentado sensivelmente na Amazônia nos últimos anos. Os deslizamentos causam grandes transtornos para os municípios amazonenses, paraenses e em distritos como Calama, São Carlos e Nazaré, ao longo do Rio Madeira, em território rondoniense.

Descrito pelos geólogos, o fenômeno ocorre quando as barrancas caem devido à ação erosiva nas águas dos rios. Em Rondônia, o exemplo mais nítido do evento é o que ocorre na localidade de Calama, fadada ao desaparecimento nas próximas décadas se não forem adotadas barreiras de contenção. Até a histórica igreja matriz esta ameaçada de desaparecer nos próximos anos.

As calhas dos rios Purus, Madeira, Solimões e Amazonas – são onze municípios atingidos naquele estado - têm sido as mais afetadas na região Norte. No caso de Rondônia, a própria capital vê o problema acontecer às margens do Rio Madeira, no bairro Triângulo e no próprio complexo da estrada Madeira-Mamoré, no centro histórico.

Reportagem do SIC TV  e comentário do jornalista Everton Leoni
 



 

O poder feminino

O fenômeno das terras caídas tem aumentado sensivelmente na Amazônia - Gente de OpiniãoEm pronunciamento durante a convenção do PSD no final de semana, a dirigente Ivonete Gomes cobrou com veemência maior participação das mulheres nas eleições municipais. De fato, nos últimos pleitos a presença das mulheres foi inexpressiva, quase que apenas para cumprir as cotas exigidas pela atual legislação eleitoral. A representatividade feminina precisa aumentar.

Da bancada federal de Rondônia, no Senado não temos representação feminina do estado. Na Câmara Federal a representatividade é boa, com as deputadas Marinha Raupp (PMDB) e Mariana Carvalho (PSDB). Na Assembléia Legislativa temos as deputadas Lucia Tereza (PP), Glaucioni Rodrigues (PSDC) e Rosangela Donadon (PMDB).

Mas para as eleições municipais, poucas mulheres têm condições de chegar lá, conquistando os Paços Municipais. São os casos de Mariana Carvalho (Porto Velho), Daniela Amorim (Ariquemes), Solange Pereira (Ji-Paraná), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Lurdinha do Sindicato (Presidente Médici), Glaucioni Rodrigues (Cacoal) Rosangela Donadon (Vilhena).


Eleições contaminadas

Gente de OpiniãoO juiz Sérgio Moro, um dos paladinos da justiça Brasileira, afirmou durante a semana que é preciso evitar que o dinheiro do crime organizado contamine as eleições. Notadamente, em algumas regiões, como a Amazônia, os políticos abutres têm influenciado resultados, apoiando candidatos a vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, etc.

Em Porto Velho várias operações já flagraram o envolvimento de políticos com o narcotráfico. A coisa vem desde os anos 80, com a descoberta da bancada do pó no Congresso, com alguns representantes rondonienses envolvidos nas paradas.

Mais recentemente temos os crimes de colarinho banco, malversação, peculato em alta por aqui o que resultou em prisões de vários ex- presidentes da Assembléia Legislativa. Pelo menos dois deles foragidos neste exato momento.

É preciso que o eleitorado preste mais atenção nos seus candidatos. O crime –cada vez mais organizado - já esta escolhendo seus representantes para o pleito deste ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)