Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O colapso em Guajará


Foto/Ariel Argobe

O colapso em Guajará - Gente de Opinião

O colapso em Guajará

A tragédia ambiental em Guajará Mirim, com a enchente no Rio Guaporé e conseqüente isolamento rodoviário, proporcionalmente é muito pior que a desgraceira ocorrida em Porto Velho em vista da economia frágil do município que vive do turismo. Sem turistas compristas e as exportações paralisadas na fronteira, o prefeito Dulcio Mendes (PT) viu o ICMS despencar em mais de 70 por cento e já enfrenta sérias dificuldades até para quitar a folha do funcionalismo.

Guajara Mirim, a nossa Pérola do Mamoré, nunca se viu diante de uma situação tão calamitosa. A rodovia de acesso, a partir da BR 364, passando por Nova Mamoré já esta a mais de 30 dias interditada e o acesso especial para a chegada de suprimentos só foi aberto agora pela estrada parque, mesmo assim a rota alternativa (por Ariquemes, Buritis, Nova Dimensão etc) até lá é perigosa e demorada.

A recuperação será penosa. Os recursos liberados até agora são minguados e como se sabe, tradicionalmente em situações destas a União não cumpre nem um terço do prometido. Por conseguinte, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim terão um longo caminho para sair desta situação lamentável.
 



 

O colapso em Guajará - Gente de Opinião

Pé na estrada

A dobradinha Expedito Junior ao governo e Neodi Carlos a vice – mais Moreirão ao Senado - abre a campanha da aliança na Zona da Mata, território do ex-senador tucano. O final de semana será marcado com encontros em Rolim de Moura e Espigão do Oeste num ritmo de maratonistas. Sobre a Lei de Ficha os implicados dizem que até a eleição estarão limpos. Por enquanto, então – fora Neodi -, são fichas sujas mesmo. Com isto o que se vê são candidaturas sangrando.


 

O colapso em Guajará - Gente de Opinião

Lebrão aguarda

O deputado Lebrão (PTN), outro pré-candidato ao governo, espera os resultados dos encontros estaduais de Ji-Paraná, onde o PT e o PMDB discutiram ontem seus projetos, para então se pronunciar se vai encarar ou não a peleja pelo Palácio Presidente Vargas. Ele e sua equipe têm reunião de avaliação na segunda pela manhã no seu escritório político a respeito do assunto.
 

O colapso em Guajará - Gente de Opinião

Os desabrigados

Em Porto Velho, com os desabrigados se recusando a deixar as salas do Colégio Orlando Freire para serem transferidos para as barracas de campanha montada pela Defesa Civil no Parque dos Tanques, alguns estudantes do estabelecimento chegaram a bater boca com os flagelados. Temos um impasse: os estudantes querem estudar e as vitimas da enchente não querem sair.


 

O colapso em Guajará - Gente de Opinião
Foto/Daiane Mendonca

A agricultura

A agropecuária de Porto Velho despencou de vez. Com as estradas vicinais e coletoras inundadas, o gado morrendo afogado, a produção tragada pelas águas, regiões produtivas como a Zona Ribeirinha e as Colônias seriamente atingidas pelo fenômeno, os produtores contabilizam os prejuízos - e sem luz ao final do túnel.  A reconstrução das propriedades será o grande desafio pós-cheia.


 

O colapso em Guajará - Gente de Opinião

E Alex Testoni?

Quem anda sumido do cenário político nos últimos dias - e boatos dando conta de que poderá ser alvo de uma possível operação policial – é o atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni. Cotado para disputar o governo do estado, com a decisão de Confúcio ir para a reeleição, o homem do boné se aquietou de vez. Será que o bicho esta pegando?

Via Direta

Gente de Opinião*** CGente de Opiniãoom boatos de que a Policia Federal pegaria mais deputados e vereadores, o que se viu no final de semana, foram criminosos do colarinho branco do segundo escalão presos na Operação Trama *** Impressiona a torcida na capital pela captura de deputados e vereadores corruptos. Coisa de louco *** Calama também festeja a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara na região de Machadinho. O Distrito fica próximo do empreendimento.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)