Domingo, 30 de março de 2014 - 05h16
Foto/Ariel Argobe
.jpg)
O colapso em Guajará
A tragédia ambiental em Guajará Mirim, com a enchente no Rio Guaporé e conseqüente isolamento rodoviário, proporcionalmente é muito pior que a desgraceira ocorrida em Porto Velho em vista da economia frágil do município que vive do turismo. Sem turistas compristas e as exportações paralisadas na fronteira, o prefeito Dulcio Mendes (PT) viu o ICMS despencar em mais de 70 por cento e já enfrenta sérias dificuldades até para quitar a folha do funcionalismo.
Guajara Mirim, a nossa Pérola do Mamoré, nunca se viu diante de uma situação tão calamitosa. A rodovia de acesso, a partir da BR 364, passando por Nova Mamoré já esta a mais de 30 dias interditada e o acesso especial para a chegada de suprimentos só foi aberto agora pela estrada parque, mesmo assim a rota alternativa (por Ariquemes, Buritis, Nova Dimensão etc) até lá é perigosa e demorada.
A recuperação será penosa. Os recursos liberados até agora são minguados e como se sabe, tradicionalmente em situações destas a União não cumpre nem um terço do prometido. Por conseguinte, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim terão um longo caminho para sair desta situação lamentável.
.jpg)
Pé na estrada
A dobradinha Expedito Junior ao governo e Neodi Carlos a vice – mais Moreirão ao Senado - abre a campanha da aliança na Zona da Mata, território do ex-senador tucano. O final de semana será marcado com encontros em Rolim de Moura e Espigão do Oeste num ritmo de maratonistas. Sobre a Lei de Ficha os implicados dizem que até a eleição estarão limpos. Por enquanto, então – fora Neodi -, são fichas sujas mesmo. Com isto o que se vê são candidaturas sangrando.

Lebrão aguarda
O deputado Lebrão (PTN), outro pré-candidato ao governo, espera os resultados dos encontros estaduais de Ji-Paraná, onde o PT e o PMDB discutiram ontem seus projetos, para então se pronunciar se vai encarar ou não a peleja pelo Palácio Presidente Vargas. Ele e sua equipe têm reunião de avaliação na segunda pela manhã no seu escritório político a respeito do assunto.
.jpg)
Os desabrigados
Em Porto Velho, com os desabrigados se recusando a deixar as salas do Colégio Orlando Freire para serem transferidos para as barracas de campanha montada pela Defesa Civil no Parque dos Tanques, alguns estudantes do estabelecimento chegaram a bater boca com os flagelados. Temos um impasse: os estudantes querem estudar e as vitimas da enchente não querem sair.

Foto/Daiane Mendonca
A agricultura
A agropecuária de Porto Velho despencou de vez. Com as estradas vicinais e coletoras inundadas, o gado morrendo afogado, a produção tragada pelas águas, regiões produtivas como a Zona Ribeirinha e as Colônias seriamente atingidas pelo fenômeno, os produtores contabilizam os prejuízos - e sem luz ao final do túnel. A reconstrução das propriedades será o grande desafio pós-cheia.
(23).jpg)
E Alex Testoni?
Quem anda sumido do cenário político nos últimos dias - e boatos dando conta de que poderá ser alvo de uma possível operação policial – é o atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni. Cotado para disputar o governo do estado, com a decisão de Confúcio ir para a reeleição, o homem do boné se aquietou de vez. Será que o bicho esta pegando?
Via Direta
*** C
om boatos de que a Policia Federal pegaria mais deputados e vereadores, o que se viu no final de semana, foram criminosos do colarinho branco do segundo escalão presos na Operação Trama *** Impressiona a torcida na capital pela captura de deputados e vereadores corruptos. Coisa de louco *** Calama também festeja a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara na região de Machadinho. O Distrito fica próximo do empreendimento.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)