Sábado, 24 de outubro de 2015 - 05h03
Invasões e demanda
Já se contabilizam nos últimos anos pelo menos 34 invasões de áreas no entorno de Porto Velho e, recentemente, mais uma região foi incorporada para a cobiça dos sem tetos e especuladores: as margens da Rodovia 319, do outro lado da ponte sobre o Rio Madeira.
Atualmente mais de 30 mil pessoas vivem em invasões recentes ou já consolidadas e padecem com o atendimento de suas demandas sociais. Existem problemas desde o abastecimento de água, passando pela energia – muitos rabichos tornam o fornecimento instável – á regularização fundiária cujo problema ainda atinge condomínios e bairros antigos.
A prefeitura de Porto Velho esta abrindo os debates, através de audiências publicas, em torno da revisão do plano diretor. Será uma grande oportunidade para encaminhar soluções que atingem a todas as comunidades em situação aflitiva e buscar um plano B para o projeto de reconstrução da capital que sucumbiu a falta de recursos.
Clima de euforia
.jpg)
Com a suspensão do embargo da estrada, esta tudo mundo animado com a caravana da BR-319 que parte segunda com destino a Manaus. Seja o segmento político, que pretende pressionar a continuidade da restauração da estrada, ou nos meios empresariais e jornalísticos. É uma boa oportunidade para conhecer a selva amazônica e todo mundo esta afivelando as malas.
A melhor dica
.jpg)
Não querendo voduzar ninguém, para os mais precavidos, a dica mais valiosa para quem deseja ir para Manaus – com caravana ou sem caravana - é o ônibus “meia saia” da Eucatur, adaptado desde a década de 80 para enfrentar trajetos hostis, como eventuais atoleiros. Na BR-319, como se sabe, todo o miolo não esta asfaltado, que é um trecho de quase 460 quilômetros com leito de terra.
Natal magro?
Com a recessão que o país atravessa e a queda do nível de emprego em Porto Velho os comerciantes não estão muito otimistas com relação às vendas natalinas. O que torna a situação menos desfavorável, no entender dos lojistas é que o governador Confúcio Moura, o presidente da ALE Maurão de Carvalho e o prefeito Mauro Nazif estão pagando os salários dos servidores em dia.
Nos municípios
A situação de penúria dos municípios rondonienses foi debatida na Assembléia Legislativa durante a semana, por iniciativa do deputado Laerte Gomes (PEN-Alvorada do Oeste), ex-presidente da Associação Rondoniense de Municípios –AROM. Infelizmente pouco os deputados podem fazer – através de emendas – para ajudar. Os prefeitos dependem mesmo é de verbas federais, como o FPM.
Eleições 2016
Prestes a receber do ex-governador José Bianco o comando dos Democratas em Rondônia, o deputado estadual Adelino Follador já trata da organização do partido e da definição de nominatas a prefeitos e vereadores nos municípios do estado. Ele próprio foi convocado pelo Diretório Nacional para disputar a prefeitura em Ariquemes, sua principal base eleitoral.
Via Direta
*** O plantio da soja avança em Rondônia e turbina os preços das terras no Cone Sul do estado, região mais propícia a cultura***A greve dos bancários esta sem previsão de acabar e pelo jeito ainda vai longe. Estamos fritos e mal pagos ***
.jpg)
Com a crise muitos pais estão retirando seus filhos das escolas particulares. As queixas são generalizadas..
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)