Terça-feira, 11 de julho de 2017 - 20h08
Avaliação profunda
Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.
Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.
Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.
Corte brutal
Com o corte brutal de recursos pela União de R$ 37, 7 bilhões no orçamento para obras do Dnit no País, não será possível esperar muita coisa do governo Michel Temer para este ano. O contingenciamento pode afetar obras nas rodovias 364, 319, dragagem do Rio Madeira, pontes sobre o Rio Madeira na altura do Abunã e a binacional em Guajará Mirim, entre tantas. O governo garante que a 364 e a ponte do Abunã não serão afetadas.
Seca severa
O aumento geométrico de queimadas na região de Porto Velho, mais a abrupta queda das águas do Rio Madeira e o recuo do nível do lençol freático da cidade já sinalizam uma seca severa em 2017 nestas bandas. Somem o calor infernal – descontada algumas friagens de pouca duração nesta época do ano – e as doenças respiratórias causadas pela fumaça e poeira, e o quadro ficará mais pesado ainda para os terráqueos locais.
Baila, dançarino!
O vereador Zequinha Araujo (PMDB), conhecido a uma década em Porto Velho como o “dançarino da impunidade”, foi condenado a mais de dois anos de prisão por peculato. Será um predador a menos para os deputados estaduais nas eleições do ano que vem, já que o veterano edil tinha armado várias associações para se eleger, obtendo votos em troca de favores como consultas médicas baratas e as vezes até de graça.
Pré-campanha
A pré-campanha em busca do Centro Político e Administrativo começa a tomar forma. Durante o final de semana, o senador Acir Gurgacz (PDT) percorreu o cone sul rondoniense, visitando os municípios daquela região, na segunda feira percorreu Ouro Preto e a chamada bacia leiteira. Já, seu adversário Maurão de Carvalho (PMDB) além de correr o estado, comemorou pesquisa do instituto Continental, em Rolim de Moura, lhe atribuindo vantagem sobre Ivo Cassol, candidato daquela cidade.
As evidências
Com o parecer favorável a denuncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, formulada na segunda feira, pelo deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça, mais o iminente desembarque do PSDB da base aliada, a situação do mandatário se complicou de vez no Palácio do Planalto. Até o PT busca composição com Rodrigo Maia, o provável sucessor.
Via Direta
*** A pasta de serviços públicos voltou a reclamar dos sujismundos que infestam a cidade de Porto Velho *** Passam as gestões municipais e o comportamento da população quanto à sujeira não muda. È lamentável *** Não existe campanha de conscientização que dê jeito na imundície que paira na capital rondoniense ***Trocando de saco para mala: O PSDB abriu entendimentos para a formação de um chapão em Rondônia e pode indicar o vice.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us