Sábado, 11 de outubro de 2014 - 05h13
Não foi um debate decisivo, daqueles que um dos contendores desfere a bala de prata na testa do adversário, que tomba derrotado. É possível que tanto o candidato da oposição Expedito Junior, como o da situação Confúcio Moura, tenham guardado munição mais farta para o debate da TV Candelária, no próximo dia 17(sexta-feira), quando a coisa deverá ser mais quente, em plena reta final de campanha do segundo turno.
ASSISTA O DEBATE DA TV MERIDIONAL - CANAL 9
O confronto na TV Meridional, ocorrido na quinta-feira à noite, até teve alguns momentos mais acalorados. Como a necessidade faz o sapo pular, o tucano Expedito Junior precisava descontar a derrota no primeiro turno, provando aos telespectadores que estava mais preparado, mas não fez isto com propostas. No entanto, estrategicamente jogou quase sempre no campo de ataque, buscando acuar o adversário.
A troca de acusações e os ataques recíprocos não deram vantagem nenhuma aos oponentes, muito pelo contrário. Deu desgaste a ambos os lados. Por isto estranhei ao final, quando ambos declararam aos repórteres da Band que o “debate foi bom”, quando pouca coisa pode se aproveitar e, nenhuma proposta nova foi apresentada.
A qualidade de propostas pode fazer a diferença no próximo confronto, caso haja bom senso.
“Faltaram propostas
e sobraram acusações
no confronto de quinta-feira”
Opositores na pior
Trocando de saco para mala, constato que em Rondônia o governador de plantão tem levado a melhor sobre os seus opositores. É que, entre governador e deputados estaduais e federais e políticos populistas, já em embates passados, os governadores levaram a melhor em termos de credibilidade. Assim foi Cassol na peleja contra os deputados estaduais liderados por Carlão de Oliveira, assim esta sendo a peleja entre Confúcio Moura contra os seus opositores, os deputados liderados por Hermínio Coelho e pelo ex-governador Ivo Cassol e sua tumultuada família sedenta de poder.
Vejam a situação dos principais opositores da gestão de Confúcio neste pleito: Hermínio Coelho escapou por um triz da derrota, com uma das votações mais baixas da temporada. Perdeu até para o desconhecido Só na Bença, de Primavera. Ivo Cassol, tão bocudo, sofreu um uma baita derrota com seus familiares laranjas.
A oposição esta com facho baixo e o governador que era ameaçado de levar uma surra de votos na capital no primeiro turno, acabou ganhando de virada. Em Porto Velho Confúcio ganhou com 10 mil votos de diferença e abre a corrida do segundo turno ampliando a vantagem.
Asas para Ivo Cassol
Expedito Junior e Ivo Cassol estão pulando cirandinha juntos, embora para efeito publico, se envergonhem da aliança e façam teatrinho. A coisa foi costurada ainda quando o tucano aceitou o fiel escudeiro do ex-governador, o deputado Neodi Carlos de vice. Lembram que durante a campanha eleitoral, o senador Ivo Cassol foi várias vezes a Machadinho do Oeste, conversar com o deputado Neodi? Recordam ainda, que durante os debates no primeiro turno, a candidata Jaqueline evitou confrontos com Expedito Junior? Jaqueline funcionou como linha auxiliar do tucano, atacando Confúcio.
Pois é, agora Ivo Cassol, sua família e amigos, estão na campanha do ex-desafeto. Ocorre que Ivo, derrotado e prestes a ir para cadeia, precisa de abrigo, de uma asa em Rondônia, depois de uma derrota tão feia. Só restou a opção de pedir benção ao ex-aliado Expedito Junior. Na verdade, desde o inicio o tucano foi um Plano B de Ivo, por isto não foi atacado pelos Cassol.
Com tudo isto, o papo de neutralidade de Ivo foi para as cucuias. Que assuma logo a aliança, pois o que foi engendrado já foi desmontado, mesmo porque Ivo e Expedito governaram Rondônia juntos durante oito anos e um não pode ter vergonha do outro, né?
“Depois de um tempo separados,
Expedito retomou a aliança com Ivo
”
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b