Domingo, 5 de outubro de 2008 - 08h32
Tendo como novidade em Rondônia a votação por impressão digital digital introduzida como teste tecnológico de ponta pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE na cidade de Colorado do Oeste, pouco mais de um milhão de eleitores, distribuídos em 52 municípios irão as urnas ao longo deste domingo (05) no estado. Em vista de rivalidades locais e disputas equilibradas, ocorre acirramento de ânimos em Guajará-Mirim, em alguns municípios do Vale do Jamari e Vilhena.
Na capital, as urnas deverão confirmar eleição em turno único, como indicam as pesquisas de boa procedência, com o prefeito Roberto Sobrinho (PT), se consagrando junto ao eleitorado, como faziam os prefeitos Chiquilito Erse e José Guedes nas décadas de 80 e 90, derrotando os adversários com larga margem de diferença.
No interior, o município de Vilhena, quinto maior colégio eleitoral rondoniense, chegou à manhã de hoje com um dos pleitos mais equilibrados do estado, numa disputa que envolve o ex-prefeito Melki Donadon (PMDB) e o vereador Zé Rover (PP).
Os municípios de Ariquemes e Ji-Paraná, conforme as pesquisas vigentes, devem confirmar hoje, respectivamente as reeleições dos prefeitos Confúcio Moura (PMDB) e José Bianco (DEM). O primeiro, pinta como um dos campeões de votos na temporada, tal os patamares de aceitação popular aferidos nos últimos meses.
Com o PMDB favorito seja com candidaturas próprias ou em alianças - nos colégios eleitorais mais importantes - também se constata um significativo avanço do PT em cidades de médio porte, como Presidente Médici e Colorado do Oeste. No interior,o Partido de Lula também está presente nas disputas de colégios eleitorais importantes, como Cacoal, onde o padre Franco polariza a corrida ao Palácio do Café.
Em Porto Velho, além da provável reeleição do prefeito Roberto Sobrinho em primeiro turno, de última hora o TRE confirmou a cassação da postulação a reeleição na Câmara de Vereadores da ex-presidente Sandra Moraes, se prevê uma expressiva renovação dos quadros do legislativo municipal. Como a população dos distritos da capital aumentou muito, nos últimos dois anos, alguns distritos, como os da Ponta do Abunã, além de Jaci Paraná, e até Rio Pardo, na fronteira com Buritis podem emplacar seus primeiros representantes, como foi o caso de Nova Califórnia em 2004, com o vereador Pitico Vilela.
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us