Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Largados e ferrados - Por Carlos Sperança


Largados e ferrados

Inaugurado com pompa e circunstância, por autoridades municipais e estaduais, o Complexo Habitacional Orgulho do Madeira prometia aos mutuários de cerca de 4 mil casas e apartamentos populares boas condições de moradia. Passado um ano, o conjunto sofre com graves problemas de segurança, onde a prostituição, o tráfico de drogas e os arrombamentos têm levado ao terror seus milhares de moradores.

A recente audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho colocou em evidencia a situação daquele conjunto habitacional. Os moradores reclamaram aos vereadores do prometido pelas autoridades: creches, escolas e mais policiamento, cujos projetos até agora não saíram do papel.

Do lado da prefeitura existe o aceno de investimentos no conjunto para resolver os problemas, mas até agora não se sabe para quando. O fato é que a Zona Leste que já era problemática, vê suas demandas crescendo sem que o poder público consiga acompanhar. E a comunidade vê as esferas municipais e estaduais omissas diante de  


Escândalos nacionais

Temos certa tradição em escândalos políticos em Rondônia, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. E nos nacionais, sempre que estoura mais um, temos um representante e em algumas oportunidades, até mais de dois ou três, como aconteceu na “bancada do pó” nos anos 90 que redundou em cassações de mandatos.

Lembro também que durante o governo Ivo Cassol, o escândalo ocasionado pelas fitas gravadas focalizando deputados estaduais fazendo chantagens e exigindo propinas ganhou o mundo. A mídia nacional bateu forte numa prática que também vinha acontecendo em outras Assembléias Legislativas pelo país.

Por conta disto, até hoje temos deputados encrencados com a justiça, alguns presos e outros foragidos, como Carlão de Oliveira, Ellen Ruth e tantos outros.

A bola da vez é o senador Valdir Raupp na Operação Lava a Jato, ganhando as manchetes nacionais. Ele, no exercício da presidência nacional do PMDB, puxou a brasa para sua sardinha, recebendo propina para sua campanha em 2010.


Pena para o assédio

Com projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados o Parlamento brasileiro começa a combater o crime de assédio sexual em transporte coletivo (ônibus, trens e metrôs) ou aglomerações públicas. Pela proposta do deputado federal Alfredo Nascimento (PP-AM) o ato de constranger, assediar, abusar, molestar ou bolinar mulheres com fim libidinoso será punido com reclusão de dois a seis anos e multa.

A posição dos congressistas tem a ver com o aumento geométrico das denuncias de assédio em ônibus, trens e aglomerações e a pena será aumentada em um terço em caso de deficiência mental da vitima ou se ela for menor de 18 anos. O texto também prevê que o ato de constranger mulher com palavras maledicentes, gestos ou comportamento obscenos, causando situação de humilhação, será punível com reclusão de um a dois anos de prisão e multa.

Conforme o autor do projeto que acrescenta ao Código Penal as novas punições, o projeto antes de chegar ao plenário para ser votado ainda será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)