Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 00h01
Promessa e calote
No ano passado a Secretaria de Aviação Civil do governo federal tinha assumido compromisso de anunciar preços diferenciados de passagens aéreas para a região amazônica em vista das peculiaridades e necessidades regionais. Quase um ano depois, o organismo toca o seu programa nacional, que amplia o numero de reformas e de criação de novos aeroportos em todo País, esquecendo e caloteando o que foi prometido.
A rigor, a pasta da aviação concederá bilhetes subsidiados para 25 cidades do estado do Amazonas. O resto da região Norte foi esquecida e os estados de Rondônia, Acre, Amapá, Pará e Tocantins ficarão na mão.
Cabe a bancada federal de Rondônia se posicionar sobre esta discriminação e tantas outras assacadas contra nosso estado já que neste momento várias obras federais em Rondônia estão sendo contingenciadas pela esfera federal sob alegação de queda na arrecadação.
Os entendimentos
Com o fim do carnaval, os bastidores políticos começam a fervilhar. Uma das informações que circularam no final de semana foi uma conversa entre o senador Valdir Raupp e o seu ex-vice-governador Aparício Carvalho. Nas tratativas, pode emergir uma aliança PSDB/PMDB com o partido do barbudo indicando o vice de Mariana Carvalho a ser escolhido entre Emerson Castro e Williames Pimentel.
Dia de filiações
O PDT realiza em 18 de março o seu Dia de Filiações, com o presidente estadual, senador Acir Gurgacz abonando as fichas dos novos filiados. Na capital haverá uma penca de ex-petistas e ex-comunistas ingressando no socialismo moreno, entre tantos os vereadores Claudio da Padaria e José Wildes, o ex-deputado estadual Claudio Carvalho, o secretario Rafael Claros, entre outros.
No esquecimento
A ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) caiu no esquecimento mesmo. Não ganha eleição desde a década passada e na atual temporada sequer foi cogitada numa listra tríplice para disputar a prefeitura de Porto Velho, recentemente divulgada pelo PT. Residindo em São Paulo, onde trabalha no Instituto Lula, tudo indica que Fafá aos poucos vai pendurando as chuteiras.
Faltou o cartório
Como ninguém estava levando a sério seu anuncio que deixaria de disputar a reeleição em Ji-Paraná, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) acabou apresentando uma carta ao seu partido esclarecendo que esta fora da peleja pelo Palácio Urupá. Mesmo assim as fofocas são renitentes e continuam. Daqui a pouco Jesualdo será obrigado a registrar sua decisão em cartório para acabar coma falação dos incrédulos.
Algo de novo
O prefeito de Jaru, Inaldo Pedro (PP) – que substituiu a petista Sonia Cordeiro - esta inovando na política rondoniense. Acaba de encaminhar a Câmara de Vereadores local projeto de lei extinguindo 800 cargos comissionados, duas secretarias municipais e quer a extinção dos cargos de adjuntos, aquelas figuras inúteis nomeadas por critérios políticos. A maioria dos futuros descamisados é de petistas...
Via Direta
*** Porto Velho vai ganhar a sua primeira sede do Centro de Tradições Nordestinas-CTN *** Como se sabe, os migrantes nordestinos são majoritários na capital rondoniense desde os idos do garimpo de diamantes *** Com os caciques Valdir Raupp e Confúcio Moura voltando a pular cirandinha, o PMDB local vai receber o presidente nacional Michel Temer com pompa e circunstância *** A natureza emite sinais de uma grande seca em Rondônia em 2016, como já ocorre em algumas regiões do Amazonas.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b