Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 00h01
Promessa e calote
No ano passado a Secretaria de Aviação Civil do governo federal tinha assumido compromisso de anunciar preços diferenciados de passagens aéreas para a região amazônica em vista das peculiaridades e necessidades regionais. Quase um ano depois, o organismo toca o seu programa nacional, que amplia o numero de reformas e de criação de novos aeroportos em todo País, esquecendo e caloteando o que foi prometido.
A rigor, a pasta da aviação concederá bilhetes subsidiados para 25 cidades do estado do Amazonas. O resto da região Norte foi esquecida e os estados de Rondônia, Acre, Amapá, Pará e Tocantins ficarão na mão.
Cabe a bancada federal de Rondônia se posicionar sobre esta discriminação e tantas outras assacadas contra nosso estado já que neste momento várias obras federais em Rondônia estão sendo contingenciadas pela esfera federal sob alegação de queda na arrecadação.
Os entendimentos
Com o fim do carnaval, os bastidores políticos começam a fervilhar. Uma das informações que circularam no final de semana foi uma conversa entre o senador Valdir Raupp e o seu ex-vice-governador Aparício Carvalho. Nas tratativas, pode emergir uma aliança PSDB/PMDB com o partido do barbudo indicando o vice de Mariana Carvalho a ser escolhido entre Emerson Castro e Williames Pimentel.
Dia de filiações
O PDT realiza em 18 de março o seu Dia de Filiações, com o presidente estadual, senador Acir Gurgacz abonando as fichas dos novos filiados. Na capital haverá uma penca de ex-petistas e ex-comunistas ingressando no socialismo moreno, entre tantos os vereadores Claudio da Padaria e José Wildes, o ex-deputado estadual Claudio Carvalho, o secretario Rafael Claros, entre outros.
No esquecimento
A ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) caiu no esquecimento mesmo. Não ganha eleição desde a década passada e na atual temporada sequer foi cogitada numa listra tríplice para disputar a prefeitura de Porto Velho, recentemente divulgada pelo PT. Residindo em São Paulo, onde trabalha no Instituto Lula, tudo indica que Fafá aos poucos vai pendurando as chuteiras.
Faltou o cartório
Como ninguém estava levando a sério seu anuncio que deixaria de disputar a reeleição em Ji-Paraná, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) acabou apresentando uma carta ao seu partido esclarecendo que esta fora da peleja pelo Palácio Urupá. Mesmo assim as fofocas são renitentes e continuam. Daqui a pouco Jesualdo será obrigado a registrar sua decisão em cartório para acabar coma falação dos incrédulos.
Algo de novo
O prefeito de Jaru, Inaldo Pedro (PP) – que substituiu a petista Sonia Cordeiro - esta inovando na política rondoniense. Acaba de encaminhar a Câmara de Vereadores local projeto de lei extinguindo 800 cargos comissionados, duas secretarias municipais e quer a extinção dos cargos de adjuntos, aquelas figuras inúteis nomeadas por critérios políticos. A maioria dos futuros descamisados é de petistas...
Via Direta
*** Porto Velho vai ganhar a sua primeira sede do Centro de Tradições Nordestinas-CTN *** Como se sabe, os migrantes nordestinos são majoritários na capital rondoniense desde os idos do garimpo de diamantes *** Com os caciques Valdir Raupp e Confúcio Moura voltando a pular cirandinha, o PMDB local vai receber o presidente nacional Michel Temer com pompa e circunstância *** A natureza emite sinais de uma grande seca em Rondônia em 2016, como já ocorre em algumas regiões do Amazonas.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)