Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Graças à briga pelo poder, políticos deixaram o Comando Vermelho, PCC e o Terceiro Comando no chinelo...


Estágio embrionário

Rondônia começou a discutir o turismo como fonte de emprego e renda em audiência pública na Assembléia Legislativa. É um segmento que no mundo inteiro ativa a economia, mas que no Brasil e especialmente no estado de Rondônia não funciona e se encontra num estágio embrionário.

Como disse o historiador Gorayeb, no caso de Porto Velho, a capital do estado, “ninguém quer visitar cidade feia e neste caso a primeira medida a tomar seria concluir os viadutos”. Mas a coisa vai além para que o segmento ganhe corpo. Alguns pontos funcionam como cartões postais as avessas, como a estação rodoviária e a região portuária. O Complexo da Estrada Madeira Mamoré é maltratado e nenhum prefeito projetou pelo menos um centro de convenções para a cidade, obra que poderia fomentar o turismo de negócios.  

O superintendente Julio Olívar, enfatiza que a prefeitura local deveria exigir mais contrapartidas das usinas, esquecendo que o governo do estado, poderia tomar a mesma atitude. Sem se entender, num jogo de em empurra, mais a falta de planejamento, o nosso turismo não pode mesmo avançar.


Os primeiros protestos

Com apoio das entidades de classe, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag começaram as primeiras manifestações dos agricultores contra a reforma da Previdência, com o aumento para 65 anos da idade mínima para aposentadoria. Atualmente as mulheres precisam trabalhar até 55 anos de idade e os homens até aos 60.

No campo, os trabalhadores rurais começam a trabalhar precocemente, até antes dos 15 anos de idade, enfrentando uma vida difícil em face de lidas com a agropecuária, conforme atesta o IBGE. Alegam que a vida dura no campo reduz em até cinco anos a expectativa da vida dos brasileiros, conforme registra o jornal O Paraná, de Cascavel, em recente levantamento.

Os trabalhadores da agricultura além de se somar a tantos outros segmentos contrários a reforma da Previdência, também se posicionam contra a extinção dos ministérios ligados ao campo e a Previdência, prejudicando desta forma as demandas da categoria. Acredita-se que outras manifestações devem pipocar pelo País nos próximos dias.


Graças à briga pelo poder, políticos deixaram o Comando Vermelho, PCC e o Terceiro Comando no chinelo... - Gente de Opinião

Diferentes estilos

Constato que as facções criminosas lideradas pelo PT de Dilma e Lula e do PMDB de Temer, Cunha e Renan tem estilos diferentes de se comportar no poder. Os petistas negam os malfeitos, mesmos flagrados em plena rapinagem, enquanto que os peemedebistas envergonhados com a folha corrida dos seus ministros, com certo pudor, suplicam que os mesmos deixem os cargos quando apupados pela imprensa e a opinião publica.

É certo, pelo que fizeram e continuam fazendo, petistas e peemedebistas, com seus diferentes estilos para saquear o erário, não merecem confiança. No entanto, graças à briga pelo poder entre estas poderosas gangs que deixaram o Comando Vermelho, PCC e o Terceiro Comando no chinelo em termos de crime organizado, é que o brasileiro acabou sabendo de todos estes podres levantados pela Polícia Federal.

Com os ex- presidentes Sarney, Collor e Lula enrascados com a justiça, com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado igualmente atolados em denuncias de corrupção, mais uma presidente afastada já na vala comum e um presidente interino desonesto, trapalhão e enrolado, o que mais o futuro nos reserva? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)