Sexta-feira, 13 de março de 2015 - 05h05
O fluxo de haitianos
Em 2010 as caravanas de haitianos que chegavam pelo Acre desembarcavam em Rondônia para suprir demanda de mão de obra na construção civil, coleta de lixo e outros trabalhos braçais que os brasileiros estavam considerando descartáveis.
A oferta de trabalho com carteira assinada era farto, era o auge da construção da Usina de Santo Antonio e o inicio das obras de Jirau.
Desde o ano passado, com a abrupta queda de emprego em Porto Velho, parte dos haitianos foi embora e os comboios dos imigrantes que continuam desembarcando no Brasil pelas fronteiras acrianas passam ao largo da capital rondoniense em direção a São Paulo - que triplicou o recebimento de imigrantes - e aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para trabalhar em frigoríficos e em cidades pólos de confecção e cerâmica.
Como ocorreu em Porto Velho há quatro anos, antes de ser constatado que os haitianos eram gente qualificada e trabalhadora, os paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchos estão recebendo os contingentes de negros com reserva e muitas vezes com viés de racismo. E a coisa piorou agora com a queda do nível de emprego no Brasil.
Follador em alta
O deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes), o mais votado a Assembléia Legislativa – quase 20 mil votos – deve suceder o ex-governador José Bianco na presidência estadual dos Democratas. Caberá ao representante do Vale do Jamari a reestruturação do partido em todo estado e a política de alianças do partido para 2016. O DEM já pensa em candidatura a prefeito na capital.
Tucanos em Jipa
Com os olhos voltados as eleições municipais, o PSDB já trabalha na renovação dos diretórios municipais. Em Ji-Paraná o comando será transferido para o ex-deputado estadual Euclides Maciel que trabalha na formação de um “Frentão” de oposição para uma provável disputa polarizada com o atual prefeito Jesualdo Pires, considerado o favorito da peleja.
Os protestos
Algumas cidades do Paraguai e da Bolívia estão convocando a população para apoiar o movimento Fora Dilma, ato programado para acontecer neste domingo no Brasil. Com o dólar alto – eles atribuem responsabilidade do governo brasileiro – os compristas e sacoleiros brasileiros estão sumindo e causando sérios prejuízos aos comerciantes dos países vizinhos.
Expedito confiante
.jpg)
O ex-senador Expedito Junior - que já foi duas vezes no TRE para assumir o cargo de governador por conta da cassação de Confúcio Moura e foi barrado no baile esta confiante e acredita que nos próximos 40 dias tudo se resolva a seu favor. O tucano tem falado para sua militância que esta preparado para assumir a gestão estadual e que a cassação de Confúcio deverá ser ratificada pelo TSE.
Nas proporcionais
Em votação, no meio da semana, o Senado confirmou a tendência de tirar coligação nas eleições proporcionais de vereadores em 2016. Caso os partidos sejam obrigados a lançar nominatas próprias, algumas legendas vão levar vantagem em Porto Velho, principalmente o PMDB, PSB, PT, o PSDB e o PV que estão mais bem estruturados e com maior numero de filiados para os embates. Falta a confirmação ainda na Câmara dos Deputados para virar lei.
Via Direta
*** O Movimento Fora Dilma cresce também nos países com imigrantes brasileiros, como nos EUA e Inglaterra *** No Paraguai e na Bolívia o movimento será em apoio aos protestos no Brasil neste domingo, pois os vizinhos estão incomodados com a retração comercial devido à alta do dólar *** O Rio Madeira esta num jogo de gato e rato com os comerciantes da zona portuária. Sobe e desce todo dia...
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)