Terça-feira, 30 de maio de 2017 - 05h03
Controle de natalidade
Com a entrada em vigor da lei que determina o controle populacional de cães e gatos no Brasil, finalmente – depois de quatorze anos de tramitação do projeto no Congresso Nacional – serão extintas as mortandades dos animais que eram praticadas nos municípios. O novo sistema empregado será a castração ou qualquer outro meio que garanta eficiência e a segurança dos bichos.
Em Porto Velho, os cães errantes apreendidos geralmente são executados no canil municipal. Aliás, na capital rondoniense existe uma superpopulação de cães e gatos vadios nas ruas e o controle da natalidade dos animais é mais do que necessário já que a chamada carrocinha que capturava a bicharada esta sumida há muito tempo.
Conforme a nova lei as prefeituras municipais terão um prazo para adotar a nova prática, a pedido dos ministérios da Saúde e da Fazenda, já que muitas municipalidades ainda não contam com unidades de controle de zoonoses, estas enfermidades dos animais capazes de acometer o ser humano.
Faltam lideranças
Com quase 512 mil habitantes, um eleitorado de 320 mil eleitores, Porto Velho conta com o maior eleitorado do estado e nenhum candidato competitivo ao governo nas eleições de 2018. O último governador eleito com base na capital foi Oswaldo Piana (em 90), dali para frente foram eleitos Raupp (Rolim) Bianco (Ji-Paraná), Cassol duas vezes (Rolim) e Confúcio reeleito (Ariquemes).
Mais demissões
Numa fase de ajustes nas contas da municipalidade, o prefeito de Porto Velho HIldon Chaves (PSDB) já demitiu mais de 200 comissionados nestes últimos 30 dias e vai enxugando a folha de pagamento para não atrasar os compromissos com os servidores e fornecedores. Até a cota de indicações de vereadores foi atingida, mas o tucano tem maioria firme na Câmara de Vereadores.
Orgulhos do Madeira
O maior complexo habitacional de Porto Velho, Orgulhos do Madeira, se transformou numa região insegura e com elevada taxa de criminalidade. O tráfico de drogas e arrombamentos de apartamentos são uma constante no conjunto e em todo o seu entorno. A falta de segurança é uma das maiores reclamações dos moradores que convivem também com uma invasão iniciada recentemente em chácaras próximas.
Tudo travado
Nem o recente acordo firmado entre o governador Confúcio Moura (PMDB) com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) destravou a construção do novo terminal rodoviário da capital, cujo projeto já esta pronto e repousa na secretaria de Planejamento do governo estadual. O projeto da nova rodoviária foi elaborado a partir de terminais considerados modelos, como os de Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC).
Mais pressões
Alguns prefeitos rondonienses que assumiram os cargos em janeiro e são marinheiros de primeira viagem – os mais cascudos já sabem como lidar com esta gente - reclamam de pressões de vereadores, políticos, empresários e de sites em busca de “mensalinhos”. Ora, a todos tenho a mesma recomendação: gravem os chantagistas e detonem os pilantras. É inaceitável a prática de velhos costumes.
Via Direta
*** Sem oposição na Assembléia Legislativa o governador Confúcio Moura será até homenageado pelos parlamentares *** Atualmente só tem um deputado oposicionista, Hermínio Coelho (PDT), mas só uma andorinha, como se diz, não faz verão *** O PDT prossegue com encontros regionais vitaminando a legenda para as eleições do ano que vem *** No final de semana foi a vez de Machadinho do Oeste receber a caravana dos pedetistas.
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)