Terça-feira, 30 de maio de 2017 - 05h03
Controle de natalidade
Com a entrada em vigor da lei que determina o controle populacional de cães e gatos no Brasil, finalmente – depois de quatorze anos de tramitação do projeto no Congresso Nacional – serão extintas as mortandades dos animais que eram praticadas nos municípios. O novo sistema empregado será a castração ou qualquer outro meio que garanta eficiência e a segurança dos bichos.
Em Porto Velho, os cães errantes apreendidos geralmente são executados no canil municipal. Aliás, na capital rondoniense existe uma superpopulação de cães e gatos vadios nas ruas e o controle da natalidade dos animais é mais do que necessário já que a chamada carrocinha que capturava a bicharada esta sumida há muito tempo.
Conforme a nova lei as prefeituras municipais terão um prazo para adotar a nova prática, a pedido dos ministérios da Saúde e da Fazenda, já que muitas municipalidades ainda não contam com unidades de controle de zoonoses, estas enfermidades dos animais capazes de acometer o ser humano.
Faltam lideranças
Com quase 512 mil habitantes, um eleitorado de 320 mil eleitores, Porto Velho conta com o maior eleitorado do estado e nenhum candidato competitivo ao governo nas eleições de 2018. O último governador eleito com base na capital foi Oswaldo Piana (em 90), dali para frente foram eleitos Raupp (Rolim) Bianco (Ji-Paraná), Cassol duas vezes (Rolim) e Confúcio reeleito (Ariquemes).
Mais demissões
Numa fase de ajustes nas contas da municipalidade, o prefeito de Porto Velho HIldon Chaves (PSDB) já demitiu mais de 200 comissionados nestes últimos 30 dias e vai enxugando a folha de pagamento para não atrasar os compromissos com os servidores e fornecedores. Até a cota de indicações de vereadores foi atingida, mas o tucano tem maioria firme na Câmara de Vereadores.
Orgulhos do Madeira
O maior complexo habitacional de Porto Velho, Orgulhos do Madeira, se transformou numa região insegura e com elevada taxa de criminalidade. O tráfico de drogas e arrombamentos de apartamentos são uma constante no conjunto e em todo o seu entorno. A falta de segurança é uma das maiores reclamações dos moradores que convivem também com uma invasão iniciada recentemente em chácaras próximas.
Tudo travado
Nem o recente acordo firmado entre o governador Confúcio Moura (PMDB) com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) destravou a construção do novo terminal rodoviário da capital, cujo projeto já esta pronto e repousa na secretaria de Planejamento do governo estadual. O projeto da nova rodoviária foi elaborado a partir de terminais considerados modelos, como os de Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC).
Mais pressões
Alguns prefeitos rondonienses que assumiram os cargos em janeiro e são marinheiros de primeira viagem – os mais cascudos já sabem como lidar com esta gente - reclamam de pressões de vereadores, políticos, empresários e de sites em busca de “mensalinhos”. Ora, a todos tenho a mesma recomendação: gravem os chantagistas e detonem os pilantras. É inaceitável a prática de velhos costumes.
Via Direta
*** Sem oposição na Assembléia Legislativa o governador Confúcio Moura será até homenageado pelos parlamentares *** Atualmente só tem um deputado oposicionista, Hermínio Coelho (PDT), mas só uma andorinha, como se diz, não faz verão *** O PDT prossegue com encontros regionais vitaminando a legenda para as eleições do ano que vem *** No final de semana foi a vez de Machadinho do Oeste receber a caravana dos pedetistas.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)