Domingo, 23 de agosto de 2015 - 00h02
Os novos municípios
Com a aprovação no Senado, na semana passada do projeto de lei devolvendo as Assembléias Legislativas a prerrogativa de tratar da emancipação e desmembramento dos municípios, um cenário de esperança ressurgiu nos distritos da Ponta do Abunã (que buscam separação de Porto Velho) e em Tarilândia que luta pelo desmembramento do município de Jaru.
O projeto de lei complementar ainda tem um caminho a ser percorrido. Precisa voltar para a Câmara dos Deputados e depois subir para a sanção presidencial, mas agora todos os entraves já estão desfeitos para que outras localidades como Jacy-Paraná, União Bandeirante, Triunfo e outros distritos comecem a pugnar pela separação.
Na região Norte, além da exigência da independência econômica, o Distrito precisa contar com pelo menos 6 mil habitantes para se habilitar ao processo inicial com realização de plebiscito. Tanto Extrema como Tarilândia, com projetos antigos devem ser os primeiros a realizar o sonho de quase 30 anos.
Todo apoio
O Ministério Público Federal, que tem trabalhado com todo denodo e dedicação no combate a corrupção em Rondônia, lança em Porto Velho no próximo dia 25, terça feira a campanha 10 Medidas Contra a Corrupção. É preciso a comunidade se engajar nesta luta e apoiar o evento porque a roubalheira esta de mais em Rondônia. É muito político com a mão grande.
Caras xingados
Pensem nuns caras xingados em 2013, vaiados e rejeitados? Foi este o clima, mais queima de pneus e entulhos, num fogaréu de protestos contra o prefeito Mauro Nazif e seu irmão, o secretário de Obras Gilson há quase dois anos na Estrada dos Japoneses. Na quinta-feira, com a estrada asfaltada, o trecho da pista quase duplicado, o cenário era bem outro na visita de inspeção do alcaide. Virada de jogo numa região bem hostil.
Expectativa grande
É enorme a expectativa em torno da definição das candidaturas a prefeito da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) em Porto Velho e do deputado federal Marcos Rogério (PDT) em Ji-Paraná. Ocorre que são lideranças emergentes e a presença deles pode mudar toda a estratégia dos projetos de reeleição dos prefeitos Mauro Nazif e Jesualdo Pires. Ambos fazem mistério e aguçam a curiosidade de todos.
Punição exemplar
Aquele hábito de protestar fechando rodovias e avenidas, coisas tão corriqueiras em Porto Velho esta com os dias contados. O Congresso Nacional decidiu intervir nesta situação – que não acontece apenas em Rondônia, virou mania em todo país tocar fogo em entulhos em pontes, rodovias e avenidas – e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal já aprovou a pena de dois anos para obstrução de vias publicas.
O melhor verão
Indiscutivelmente este é o melhor verão da administração da capital em termos de obras de encascalhamento, pavimentação e drenagem. No entanto, mesmo com todos os avanços obtidos – a permanência do sol contínuo tem colaborado – a gestão local terá pela frente mais um inverno amazônico desgastante antes da eleição e a macrodrenagem já efetuada vai solucionar apenas parcialmente o drama das alagações.
V i a D i r e t a
*** Não bastasse toda fumaça, queimadas, falta de chuvas, calorão e falta de água, Porto Velho agora padece com surto de raiva. É coisa de louco!*** Com visitas e palestras, a presença do ex-prefeito de Porto Velho Antônio Carlos Carpinteiro despertou muita curiosidade durante a semana*** Ele elaborou o primeiro plano Diretor de Porto Velho e planejou a criação da cidade de Ariquemes, então distrito da capital rondoniense.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b