Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2018: Senador Acir Gurgacz mantém a pré-candidatura ao governo de Rondônia - Por Carlos Sperança


A representatividade

A boa representatividade da Zona da Mata e Região do Café, que detém ao todo dois senadores – Ivo Cassol (PP) e Valdir Raupp (MDB) – e cinco deputados federais – Marinha Raupp (MDB), Expedito Neto (PSD), Luis Claudio (PR) e Nilton Capixaba (PTB) – esta ameaçada na temporada. Ao Senado pelo menos uma vaga deve cair com o favoritismo do governador Confúcio Moura (MDB) nesta peleja e pelo fato de Cassol não disputar a reeleição e o ex-senador Expedito Junior (PSDB) já estar se preparando para disputar o governo de Rondônia mais uma vez.

No que tange a representatividade para a Câmara dos Deputados daquelas regiões – Mata e Café – as cidades polarizadas por Cacoal e Rolim de Moura devem também perder pelo menos dois representantes. Isto porque, tudo indica que o Cone Sul rondoniense, emergente pólo do agronegócio, polarizado por Vilhena, deve recuperar uma cadeira, com Melki Donadon (PDT) ou Evandro Padovani (PSB), pelas primeiras sondagens realizadas nas primeiras semanas deste ano. E a capital, com um crescimento assustador de eleitores, também pode tomar outra cadeira. Neste caso, o favorito na empreitada é o combativo deputado estadual Leo Moraes.


Nas entranhas

Nas entranhas da prefeitura de Porto Velho, o que se sabe é que o projeto para a utilização dos R$ 82 milhões captados pelo prefeito Hildon Chaves em Brasília, fruto de emendas parlamentares da bancada federal para a pavimentação dos bairros Mariana e São Francisco, ainda não está concluído. Isto significa que as obras que seriam iniciadas pelo 5º BEC já no início do verão poderão ser proteladas, pois o processo burocrático da utilização das emendas é bem moroso.

Eleições 2018

ELEIÇÕES 2018: Senador Acir Gurgacz mantém a pré-candidatura ao governo de Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ao contrário do que os adversários esperavam o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), mesmo com o resultado adverso inicial no processo 935, manteve a pré-candidatura ao governo do estado. Primeiramente porque ainda existe uma série de recursos até decisão final. Ele e seus defensores estão convictos que conseguirão reverter o resultado em instâncias superiores. Em segundo lugar, pelo clamor das bases que se manifestaram favoravelmente a decisão tomada de ir em frente.

Decisão adiada

O ex-vereador petista Sidney Orleans, que recentemente deixou o Partido dos Trabalhadores -PT recebeu convite do PROS para disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa mas como o cenário político rondoniense anda nublado Orleans explicou que só vai tomar esta decisão ao final de março, aguardando o troca troca de partidos ocasionado pela janela partidária e pela desincompatibilização dos cargos daqueles que estão ocupando funções públicas.

Sinuca de bico

Nos bastidores políticos se indaga como ficará a situação da jovem deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), considerada uma verdadeira campeã de votos na capital, diante da recusa dos partidos cassolistas (PP e PR) de aceitar coligação com o PSDB para as eleições majoritárias (ao governo), mas rejeitar a aliança para os cargos proporcionais (no caso a Câmara dos Deputados). É uma sinuca de bico que pode obrigar até Mariana mudar de partido.

As especulações

O borburinho é grande nos meios políticos dando conta da possibilidade do vice-governador Daniel Pereira (PSB), que vai assumir a titularidade do governo de Rondônia em abril disputar o governo no estado em outubro. De boca em boca, alguns nomes tem sido cogitados – em alguns casos até escalados - para vice de Daniel, havendo a concretização desta candidatura: Léo Moraes (Porto Velho), Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza), entre tantos.

Via Direta

*** O PSDC começa a montar sua nominata para a disputa das 24 cadeiras da Assembléia Legislativa *** Junior Siqueira e Jacaré são alguns nomes ventilados, numa chapa cristã equilibrada, atraindo muitas caras novas *** O deputados federais Lindomar Garçon (PRB) e Luis Cláudio (PR) ganharam secretarias de porteiras fechadas na capital *** Tudo para reforçar a campanha da reeleição *** Em Porto Velho, além da estrada da Penal, a estrada do Belmont esta em cacos, precisando urgente de recuperação.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)