Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Sobrinho pode 'melar' candidatura de Valverde



Enquanto não houver uma definição quanto à cassação do governador Ivo Cassol e seu vice João Cahulla, o processo sucessório rondoniense continuará travado, na opinião de lideranças políticas experientes da situação e da oposição. Ocorre que do julgamento do TSE sairá à definição do candidato da base aliada que poderá ser tanto João Cahulla (não havendo cassação) ou o ex-senador Expedito Júnior, caso haja a degola do vice-governador. 

Também a oposição depende da decisão definitiva do TSE porque a partir dela traçará sua estratégia de campanha. Afinal, os oposicionistas precisam saber quem vão malhar na jornada 2010! Se for contra Cahulla, a intenção é transmitir a imagem de um pau mandato de Cassol, se a briga for contra Expedito virá a baila na campanha a imagem do ficha suja adquirida na sua vitoriosa trajetória política e seu histórico (injusto, diga-se de passagem) de apunhalar pelas costas sucessivos governadores. 

Mas as indefinições não ocorrem apenas no cenário governista. Na oposição, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) volta a acenar a intenção de disputar o Palácio Presidente Vargas e no final de ano, delimitou território, como uma onça, investindo forte na propagação de suas obras – que diga-se de passagem, mesmo com as chuvas continuam a topo vapor pelos bairros da capital. 

Como se sabe, a intenção de Sobrinho disputar o governo pode ameaçar dois governadoráveis: o deputado federal Eduardo Valverde, que é o pré-candidato do partido e o peemedebista Confúcio Moura. A informação que circula nos meios políticos é que se Roberto Sobrinho for candidato ao governo, entregando a prefeitura da capital ao grupo do governador Valdir Raupp, o PMDB não lança candidato ao Palácio Presidente Vargas, ocorrendo uma aliança entre PT/PMDB já em primeiro turno. 

No âmbito da base governista ocorre um fato realmente inusitado. Expedito Júnior que provocou a sua própria cassação pela compra de votos e o processo de cassação do atual governador e de seu vice, agora se vê obrigado a torcer pela degola dos aliados para se dar bem. Com Cahulla cassado, além de tirar do páreo um concorrente que começa a se tornar incômodo, Júnior ficará com a preferência das siglas governistas para a batalha contra os partidos da oposição. Isso tudo pode acontecer, sem necessidade do autofágico jogo de rivalidades tribais. Daí, a necessidade do senador cassado catimbar o jogo e engolir até alguns desaforos do Palácio Presidente Vargas, como tem sido a blitz do governador Ivo Cassol em favor do seu vice João Cahulla por Rondônia afora. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Ressuscitar ou protegerUma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)