Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Deputados federais vão ao pleito com temor da onda de renovação



Os deputados federais de Rondônia – exceto Eduardo Valverde que entra na disputa pelo governo estadual com a bandeira petista – abrem à jornada para o pleito de outubro, sob o forte temor de uma onda de renovação que vem ocorrendo no estado desde a década passada. Em 2004 poucos deputados estaduais e federais se reelegeram e nas eleições municipais de 2008, algumas Câmaras Municipais chegaram a sofrer renovação de até 80 por cento das vagas em Rondônia. 

As disputas mais acirradas devem acontecer na capital, onde os deputados federais Mauro Nazif (PSB) e Lindomar Garçon (PV), perderam a disputa da prefeitura para o PT e precisam se reafirmar perante o eleitorado, com a reeleição. Já, na região central onde o atual deputado federal Anselmo de Jesus (PT) enfrenta predadores da base aliada, da estatura do ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste Carlos Magno (PP) e do ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB), se antevê uma peleia encarniçada, pois lá também existem forças emergentes despontando no cenário regional. 

A influência dos migrantes

Com uma poderosa corrente migratória nos últimos dois anos, as eleições de outubro também poderão ocasionar surpresas em Rondônia, como as que ocorreram em 1982, quando favoritos foram desbancados por quase desconhecidos no cenário regional. No entanto, um bom naco dos migrantes - cerca de 100 mil novos moradores nos últimos anos só na capital - ainda não transferiu o título de eleitor. 

Mais de dois terços do eleitorado do estado esta concentrado no interior, movido pelo agronegócio. Por isso, a roça tem emplacado maior representatividade que a capital em todas as esferas eleitorais, de governador (o atual Ivo Cassol é de Rolim de Moura), aos senadores (Valdir Raupp tem domicílio eleitoral em Rolim e Acir Gurgacz em Ji-Paraná). 

Na Câmara Federal, Porto Velho em 2004 elegeu três representantes com votos majoritariamente locais (Eduardo Valberde, Mauro Nazif e Lindomar Garcon), enquanto o interior emplacou Ernandes Amorim e Moreira Mendes (mais votados na região do Vale do Jamari, polarizada por Ariquemes), Ji-Paraná e região central com Anselmo de Jesus, Marinha Raupp (a mais votada) na Zona da Mata e Região do Café, e Vilhena e Cone Sul, com Natan Donadon.


ELEIÇÕES 2010: Deputados federais vão ao pleito com temor da onda de renovação - Gente de Opinião

A deputada federal Marinha Raupp foi a mais votada em 2006

Na região do Vale do Jamari, polarizada por Ariquemes, que elegeu no pleito passado Ernandes Amorim (PTB) e Moreira Mendes (PPS), onde o deputado estadual emergente Tziu Jidaias (PP) ameaça entrar na disputa, é previsível a batalha mais dura regionalmente, com tendência de um grande equilíbrio entre as forças. 

Na capital, o PT não terá Eduardo Valverde como seu grande puxador de votos à Câmara Federal e, o receio existente nos petistas é que os nomes cogitados – Tácito Pereira e Israel Xavier – não tenham a mesma força para garantir ao partido dois representantes na Câmara baixa em Brasília. 

Na verdade, o que se vê, mesmo com a tendência renovadora, é um pleito equilibrado regionalmente. Ex-deputados federais, como Miguel de Souza (PR- Porto Velho), nomes da estatura da vice-prefeita Raquel de Carvalho (PMDB-Cacoal), e ex-
ELEIÇÕES 2010: Deputados federais vão ao pleito com temor da onda de renovação - Gente de Opinião

Nazif, derrotado em 2008 na disputa da prefeitura, busca a reabilitação em 2010

deputados estaduais como César Cassol (PSDB-Rolim de Moura) se atiram à disputa buscando a reabilitação política, mas aparentemente sem forças suficientes para pintarem como favoritos. 

No entanto, o que mais deixa os atuais parlamentares preocupados são as surpresas que tem ocorrido no âmbito da disputa destas oito vagas. No pleito de 2006, favoritos como Nilton Capixaba e Agnaldo Muniz sucumbiram na onda de renovação e, nomes aparentemente desgastados, como Ernandes Amorim e Moreira Mendes, lograram a eleição, além da maior surpresa daquele pleito, o emergente Lindomar Garçon, ex-prefeito da pequena Candeias do Jamari. 

  
 
Bancada evangélica
 

ELEIÇÕES 2010: Deputados federais vão ao pleito com temor da onda de renovação - Gente de Opinião

Nilton Capixaba: desbancado por emergentes em 2006, busca o retorno à Brasília

Um dos três estados com maior densidade de evangélicos do país – ao lado do Rio de Janeiro e Espírito Santo – Rondônia assiste a queda da representatividade deste segmento desde as últimas eleições em vista da fragmentação dos votos ocasionada pelo exagerado numero de postulantes – principalmente pastores e missionários. 

ELEIÇÕES 2010: Deputados federais vão ao pleito com temor da onda de renovação - Gente de Opinião

Orestes Muniz: eleito na década de 80 com respaldo do segmento evangélico

Os evangélicos que já tiveram deputados brilhantes como Orestes Muniz e Ildemar Kusller na década de 80 e 90, e que elegeram pelo menos dois representantes no pleito de 2006 ( Capixaba e Agnaldo Muniz) querem recuperar o terreno perdido em 2010. Um acordo inicial, entre os evangélicos, visa concentrar esforços em nomes de ponta para eleger mais representantes a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Senado. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/     
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)