Domingo, 21 de dezembro de 2014 - 08h11
Terra de macho!
O último levantamento do IBGE deixa a coisa bem clara. Rondônia é terra de macho. È o maior percentual do País do sexo masculino, cravados 50,7 por cento, enquanto que a média nacional é de predominância feminina com 51,40 por cento contra 48,6 por cento dos homens.
Busco alguma explicação. Com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, foram contratados cerca de 30 mil operários e mais tantos outros milhares de trabalhadores migraram para cá em busca de empregos, inclusive haitianos e senegaleses. Toda esta mão de obra começou a se dispersar nos últimos doze meses e isto não teria sido levado em conta pelos recenseadores.
Mesmo assim precisamos de um estudo sociológico para entender algumas situações. Rondônia é um dos três estados mais evangélicos do Brasil - e quem conhece bem nossa terrinha sabe o quanto pipocam igrejas evangélicas em plena selva - e ao mesmo tempo é recordista em numero de ateus. A outra coisa a ser explicada: Rondônia tem mais presidiários do que três estados juntos da Amazônia. Porque tudo isto? Proponho ao caro leitor desvendar esses enigmas.
Muita encrenca
A suspensão da viagem do deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa e a confirmação que ficará na capital para dar posse ao governador Confúcio Moura em janeiro é prenúncio de muitas encrencas para a cerimônia. Antes disto, porém, pode rolar nova operação policial para os deputados envolvidos no esquema das emendas.
Revista intima
Esta criada a polêmica. A justiça quer acabar com a revista intima nas mulheres, mas as penitenciárias de Rondônia não contam com equipamentos eletrônicos, como scanner pessoal, aparelho de raio x e detector de metais O sindicato dos agentes penitenciários advertiu que se a medida for adotada por aqui vai gerar sérios problemas, aumentando o tráfico de drogas, celulares e armas nas penitenciarias.
As apreensões
O que têm sido aprendido de drogas e celulares nos últimos meses nas revistas intimas em Rondônia, é coisa de louco. As vaginas e ânus dilatados transportam até pequenos celulares. Acredito que é uma temeridade a justiça acabar com o atual procedimento sem que nossos presídios sejam devidamente equipados. Se isto ocorrer estará colaborando com a bandidagem.
Fundo do poço
Rondônia chegou ao fundo do poço em 2014 com tantos escândalos. Nossos políticos protagonizaram toda sorte de rapinagem e quando flagrados todos se dizem inocentes. Não bastasse os casos rumorosos por aqui, no Congresso dois senadores se enrascaram com a justiça: Ivo Cassol (PP) que já teve pedido de prisão enviada ao Supremo Tribunal federal e Valdir Raupp (PMD) envolvido no caso Lava Jato.
Sem reajustes
O prefeito Mauro Nazif (PSB) garante que não haverá reajustes nas tarifas de transportes coletivos e do IPTU em 2015. Se for verdade, será o único prefeito na história da capital a segurar aumentos dois anos consecutivos. Os antecessores sempre concederam aumento anual. No caso das tarifas as empresas podem paralisar os serviços dia 1º de janeiro em represália. Transtornos a vista.
Via Direta
*** Prosseguem nos bastidores os entendimentos para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa *** O atual presidente da ALE Hermínio Coelho e o governador Confúcio travam uma queda de braço na peleja *** Hermínio apóia uma chapa alternativa, mesclada de oposicionistas e independentes, enquanto que o governador influencia uma chapa com DNA majoritariamente situacionista.
.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b