Sábado, 15 de novembro de 2014 - 05h18
É prá valer
Desta vez a construção da ponte sobre o Rio Madeira na altura do Abunã é prá valer. Foram idas e vindas durante mais de duas décadas, mas agora as primeiras fundações já estão à vista, conforme a reportagem
do Diário constatou na inspeção realizada na quinta-feira pelo vice-governador Airton Gurgacz, representando Rondônia e pelo governador do Acre, Tião Viana, acompanhado por um séquito de deputados federais e estaduais do vizinho estado.
Depois da cheia histórica do Rio Madeira que isolou Rio Branco e as cidades acreanas, a ponte do Abunã se tornou muito mais necessária e prioritária para o vizinho estado do que para Rondônia. A bem da verdade, a luta pela melhoria naquela região foi bem mais acentuada pelo lado dos acrianos do que do lado rondoniense.
A necessidade faz o sapo pular. Em vista do sofrimento causado pelo isolamento no ano passado com as enchentes, a inspeção da obra foi cercada de pompa e circunstância pelas autoridades e imprensa do Acre. Foram ônibus lotados de deputados e representantes da imprensa para festejarem juntos - e até parecia que a ponte rondoniense estava sendo erguida em Rio Branco. Coisa de louco!
Jogo catimbado
Existe catimba de todos os lados no tocante a eleição do novo presidente da Assembléia Legislativa e isto não é novidade para ninguém. O governador Confúcio Moura encena que não meterá o bico na coisa, mas já tem até um interlocutor trabalhando nos bastidores. Enquanto isto, dois grupos estão formados – um da oposição e outro da situação – na peleja da Mesa Diretora.
Orçamento 2015
Com muito chororô dos deputados estaduais por causa do calote no pagamento das emendas parlamentares durante 2014, a Assembléia Legislativa de Rondônia já trata do orçamento 2015. Foi indicado como relator o deputado petista Ribamar Araujo (PT-Porto Velho) que tem prazo para colocar em votação o projeto emanado do Poder Executivo até 15 de dezembro.
Obras no inverno
.jpg)
O prefeito Mauro Nazif e seu irmão Gilson, este secretário de Obras, estão mantendo um bom ritmo neste inicio de inverno. Com certeza, pelo que se vê nas frentes de trabalho a coisa não será como em 2013, quando tudo desandou. Existem equipes destinadas a operação tapa-buracos e outras com a tarefa de levar a cabo mutirão de limpeza nos canais e igarapés.
Abutres atacam
Na busca da titularidade, pelo menos três suplentes trabalham na investigação do passado dos deputados estaduais eleitos e reeleitos. Os bisbilhoteiros são taxados de “abutres” pelas vítimas que por coincidência são três eleitos já são acusados de irregularidades e sob investigação do Ministério Público Eleitoral. Que se benzam com tanto vodu.
P o l i c i a m e n t o

A criminalidade desandou tanto nos pólos urbanos de Rondônia - principalmente em Porto Velho e Ariquemes – como na zona rural. Se nas cidades, temos arrombamentos de casas e estabelecimentos comerciais e saidinhas de banco; no campo se vê roubo de gado e de máquinas agrícolas. As queixas prosperam e as lideranças políticas e empresariais cobram mais efetividade da segurança pública.
Via Direta
*** Com centenas de aposentadorias em andamento, a PM esta desfalcada em mais de 1 mil homens em Rondônia *** Urge, por conseguinte, novos concursos para a devida reposição dos desfalques *** São dois deputados federais de Rondônia no bico do corvo. Os suplentes dos federais estão atentos, assim como os suplentes dos estaduais...
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)