Quinta-feira, 19 de março de 2015 - 06h13
O poder feminino
O município de Jaru, com 35 anos de criação, desmembrado de Ariquemes, é uma cidade com forte presença de lideranças femininas e na eleição do ano que vem terá pelo menos três candidatas: a atual prefeita Sonia Cordeiro, a ex-prefeita Stela Maris e a ex-deputada Carmem Gon. A cidade tem migração majoritariamente de capixabas, mineiros, paranaenses e baianos.
Como o município já foi administrado por mulheres em outras oportunidades – e é gerida por uma prefeita atualmente - os políticos já firmaram um mote contrário. “Mulher prefeita não dá certo em Jaru”. Ainda mais que a atual prefeita é petista, daí os adversários já aproveitam a ampliar a discriminação dizendo que ela esta afundando Jaru, como a presidente Dilma Roussef afundou o Brasil.
Os homens estão injuriados diante da possibilidade das mulheres emplacarem mais um mandato, logo numa cidade onde o clã político dos Muletas dominou quase 20 anos. Além disto, despontaram outras lideranças e a reação de possíveis candidatos a prefeitos, como aponta o instituto Phoenix, é fixar desde já no eleitorado que as mulheres não dão conta do recado.
Tarifa de táxi
Depois do aumento dos serviços de mototáxis vem aí reajuste na tarifa de táxi que deve ficar na casa dos 20 por cento (a categoria pleiteia 27 por cento). O que continua encalacrado é o aumento da passagem de transportes coletivos sem majoração nos últimos dois anos e objeto de pendenga na justiça entre as empresas concessionárias e a prefeitura de Porto Velho.
Encrencados
Na Amazônia quase todos os governadores estão encrencados com a justiça. O acriano Tião Viana (PT) acabou envolvido na Operação Lava Jato, o amazonense José Melo com a compra de votos, o governador de Rondônia Confúcio Moura foi cassado e busca liminar para se manter no poleiro. Já, o governador do Amapá, Valdez Goes esta implicado em desvios de recursos públicos.
Eleições Sinjor
Em visita ao Diário, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia- Sinjor Carlos Alencar confirmou as eleições da entidade para o mês de junho. Ele confirmou também a disposição de disputar pela terceira vez o cargo. Na oposição ainda não existem nomes definidos, mas os jornalistas Abdoral Cardoso e Adércio Dias tem apoio da categoria para entrar na peleja.
Os acadêmicos
O aumento do dólar provocou mais gastos dos acadêmicos rondonienses que estudam nas universidades de Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e outros centros universitários bolivianos. A chiadeira esta grande. Ouvi três universitárias que cursam Medicina na Bolívia, que gastavam R$ 1.700,00 até o final do ano passado para se manter por lá e agora a coisa subiu para R$ 2.200,00.
Pauta trancada
Com a pauta trancada no Congresso, mais os vetos presidenciais, mais os debates em torno das manifestações nas ruas pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o envolvimento de parlamentares na Operação Lava Jato, votações importantes foram chutadas para diante. No entanto, as coisas começaram a avançar na última terça com aprovação do orçamento da União.
Via Direta
*** As operações policiais contra políticos e empresários corruptos virou rotina em Rondônia. Agora foi a vez da Operação Perfídia *** A falta de repasse de recursos está prejudicando a saúde em alguns municípios do estado*** Além disto, quando os recursos de emendas parlamentares não aparecem, os prefeitos acabam levando a fama de mentirosos *** É coisa de louco!
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)