Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 06h12
.jpg)
Contra a corrupção
O Ministério Público Federal esta lançando campanha mundial de combate a corrupção numa parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, conforme foi anunciado ontem pela entidade em todo País.
A corrupção e o nepotismo são pragas que já chegaram ao país na sua descoberta com os portugueses. Em Rondônia, nos últimos anos tem crescido como a baquearia - aquele capim que alimenta o gado - no inverno amazônico, época de chuvas.
Trata-se de uma campanha oportuna. Constata-se corrupção em tudo hoje em dia. Na política, na justiça, na imprensa, nos supermercados, nas lojas de eletrodomésticos. É farta e descarada no governo federal, nos governos dos estados, nas prefeituras, nas assembléias legislativas, nas câmaras municipais. Já tivemos fraudes até em concursos para delegados e magistrados. É coisa de louco!
Eliminar esta epidemia é um desafio em estados como Rondônia, onde se constatou o narcotráfico enraizado e financiando campanhas de tantos políticos.
Frente Parlamentar
A Câmara dos Deputados instala hoje a Frente Parlamentar Contra o abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que terá no seu comando o deputado Roberto Alves (PRB-SP) da bancada evangélica. Trata-se do segundo tipo de violência mais comum contra as crianças. No ano passado, conforme dados coligidos pela a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica foram registradas 3 denuncias a cada hora, uma média de 57 notificações por dia.
Já era tempo do Congresso Nacional adotar alguma atitude. Pesquisas do Ministério da Saúde dão conta que em 2011, aproximadamente 15 mil crianças de até nove anos, foram abusadas sexualmente no Brasil. Dessas, 22 por cento tinham menos de um ano de idade, Uma covardia sem limites.
Das 25 mil queixas destes crimes no ano passado, cerca de 19 mil foram referentes a abuso sexual, 5.410 de exploração sexual. Como se vê, são números preocupantes, mesmo porque nos conselhos tutelares se sabe que boa parte das infrações ocorre dentro de casa. Na maior parte das ocorrências, pais, padrastos tios e irmãos mais velho violentam as crianças. É lamentável.
Raposão nas paradas
Para não ser alvo de uma rasteira no PP, como aconteceu com Maurão de Carvalho que tinha sua candidatura ao governo garantida pelo cacique Ivo Cassol, o raposão Odacir Soares que anuncia a plenos pulmões que será candidato a prefeito de Porto Velho no ano que vem será obrigado a procurar ares menos poluídos em outras legendas.
Nos bastidores os comentários dão conta que ele procura um acordo com o comando nacional do PSC para assumir a agremiação em Rondônia e projetar o partido nas eleições municipais. A legenda é abrigo atualmente do ex-deputado federal Agnaldo Muniz e as negociações não serão fáceis. Não entregará a rapadura assim tão fácilmente. Ou raposão toma a sigla de Agnaldo Muniz no velho sistema goela abaixo ou vai ter que buscar outras opções.
O raposão – nunca uma alcunha caiu tão bem num político rondoniense! – tem uma trajetória de competência nos cargos onde ele exerceu, de prefeito a deputado federal, de secretário de estado ao Senado. Mas terá que se afastar de Ivo logo. Ele é um pé de coelho às avessas nas disputas ao Palácio Tancredo Neves.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)