Sexta-feira, 14 de novembro de 2014 - 06h50
Poderes independentes?
Sustentando que os poderes devem ser independentes entre si como reza na Constituição Federal, o governador Confúcio Moura (PMDB) assegurou a imprensa que não vai se intrometer na eleição do próximo presidente da mesa diretora da Assembléia Legislativa. O histórico das eleições no Legislativo ensina que o governador que não elege aliado na Casa de Leis acaba em maus lençóis.
Na Era Cassol, o então governador viu o que era bom para tosse ao não ter um aliado no comando do parlamento estadual. Os deputados estaduais tentaram fazê-lo de refém e chegaram a lhe aplicar um impeachment. Não fosse o escândalo das fitas gravadas levado a público pelo Fantástico, Ivo Cassol teria sido trucidado. A lição foi aprendida e a partir de então Ivo tratou se garantir com aliados naquele Parlamento.
Não é preciso puxar pela memória para ver o que aconteceu com a eleição de Valter Araujo (PTB-Porto Velho) hoje condenado e preso, adversário político de Confúcio Moura nos dois primeiros anos da sua gestão. Cassado, veio Hermínio Coelho com chumbo grosso e pedindo o impeachment do governador todo mês. Trocado em miúdos: a falta de um aliado na ALE na próxima legislatura é uma fria.
Orçamento 2015
A Câmara de Vereadores de Porto Velho começa a discutir o orçamento 2015, assim como a Assembléia Legislativa trata do orçamento estadual para o próximo ano. A diferença é que na capital com sua economia abalada pela redução das obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, mais a cheia do Rio Madeira, os recursos estão mais minguados. No plano estadual, a economia é mais vigorosa.
Perigo nas ruas
Não bastassem as centenas de mandados de prisão expedidas e não cumpridas na capital rondoniense, eis que as fugas nos presídios, como ocorreu na penitenciária Enio Pinheiro, no inicio da semana, começaram mais cedo. Até as festividades de Natal e Ano Novo, outras fugas deverão ocorrer no sistema penitenciário rondoniense. E salve-se quem puder, torcida brasileira.
A transposição
Com o anuncio do governador Confúcio Moura da retomada das negociações com a presidente Dilma Rousseff sobre a sonhada transposição, os servidões beneficiados tiveram um novo alento. O governador quer unir os deputados estaduais, a bancada federal e os sindicatos numa nova cruzada para levar a bom termo uma questão que vem se prolongando há quase quatro anos.
N o s b a s t i d o r e s
A eleição da próxima mesa diretora da Assembléia Legislativa agita os bastidores políticos. Dois grupos estão se armando para o confronto, que acontecerá depois da posse dos novos deputados, em fevereiro. Ontem se ventilou que o apoio do atual presidente José Hermínio ao deputado Maurão de Carvalho pode lhe causar defecções com os parlamentares da base aliada. Será?
Mais transparência
Numa atitude inédita em Rondônia, a OAB local passará a acompanhar a partir de agora os gastos do governo estadual através de uma Comissão de Fiscalização de Gastos Públicos e Prestação de Contas. Com certeza é uma medida importante para garantir a transparência dos atos do Executivo. Esta ação refletirá também no impedimento de eventuais escândalos. Vem em boa hora.
Via Direta
*** A expectativa da construção a usina hidrelétrica de Tabajara anima as lideranças da região de Machadinho do Oeste ***As localidades de Extrema, Tarilândia e Jacy-Paraná querem apoio dos deputados para emancipação e eleger prefeitos em 2016 *** A necessidade faz o sapo pular e diante da possibilidade de perder o controle do PSDB em Rondônia, Expedito Jr. voltou mais cedo do recesso...
,
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b