Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 19/07/11


 Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoRumo a Altamira

Empresários, comerciantes, barrageiros, prostitutas e operários rondonienses - a grande maioria de Porto Velho – começam a desembarcar em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será bem maior do que as nossas Jirau e Santo Antonio. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos festejam, mas o povo chia e os índios protestam.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoNova Porto Velho

Altamira, com 120 mil habitantes deverá receber cerca de 100 mil novos habitantes nos próximos anos, como aconteceu com Porto Velho e o boom imobiliário já começou. Lá, os imóveis já aumentaram quase 900 por cento e vaga em hotel só se obtém com reservas com antecedência. A criminalidade já disparou. O filme nós já vimos. Pobre Altamira...

Eleições em Cabixi

Como nos tempos da ditadura, quando se realizava eleições indiretas no Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores de Cabixi aprovou resolução que definiu para o dia 31, às 9 horas, a realização de eleições indiretas para escolher o novo prefeito e vice da cidade. Mas todo mundo pode concorrer, desde que quites com a justiça eleitoral.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoA regularização

Durante a audiência pública da Comissão da Agricultura do Senado em Ji-Paraná no final de semana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente do organismo revelou que no mais tardar ao final de 2012 o problema da regularização de terras estará solucionado em Rondônia. Uma notícia que agradou a classe produtora presente.

Coluna sem papas na língua 19/07/11 - Gente de OpiniãoAtenção com Jipa

O governador Confúcio Moura (PMDB) deu toda atenção aos aliados – José Bianco, Acir Gurgacz e Jesualdo Pires em Ji-Paraná - participando de eventos e liberando recursos para a capital da BR. Seu desafio é agradar gregos e troianos naquela cidade, já que os partidos da sua base aliada terão rumos diferentes nas eleições municipais do ano que vem.

Prazo esgotando

Sob bombardeio e a vigilância de siglas adversárias, como os Democratas, os tucanos, PPS e também o PTB, o PSD de Gilberto Kassab tem um prazo de apenas três meses para conseguir apoio e se organizar para participar das eleições municipais do ano que vem. Os adversários querem barrar o surgimento da legenda na justiça.

Novo impulso

Com o Dia das Filiações marcado para 6 de agosto, o PDT pretende dar um novo impulso no partido em todo o estado. A intenção do socialismo moreno é projetar candidaturas próprias nos principais colégios eleitorais de Rondônia e os nomes já estão sendo sondados em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena.

A estiagem

O verão ameaça ser bravo na Amazônia e boa parte da periferia de Porto Velho – que não tem água encanada – já padece os rigores da estiagem. Além de parte da região do Caladinho, agora os poços caseiros da região da Vila Mariana, Jardim. São Francisco e a invasão Renascer começam a ser aprofundados. Quem não tem dinheiro para cavar – são R$ 100,00 o metro – fica sem o preciso líquido.


 

Do Cotidiano

O cavalo lavradeiro

Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.

São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.

Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.

Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.

Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis.

Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.

Via Direta

*** O PT de Ariquemes começou no último final de semana o processo de seleção de candidatos para as eleições municipais do ano que vem *** No final desta semana será a vez do PR com encontro estadual marcado para Ji-Paraná *** Com a desistência de David Chiquilito, o PC do B da capital começa a discutir um novo nome para disputar a prefeitura.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)