Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 14/06/11


 Gente de Opinião

A confirmação

O ex-governador João Cahulla (PPS) confirma que providenciou a troca do seu domicilio eleitoral de Rolim de Moura para Porto Velho. Com a medida, a capital passará a ser seu principal reduto político para a disputa de cargos eletivos no futuro, seja a prefeito no ano que vem, ou a Câmara dos Deputados ou Senado em 2014.

Base cassolista

Assim sendo, a base cassolista abre a jornada 2012 com pelo menos três pretendentes ao Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal de Porto Velho. Ivan da Saga (PP), Valter Araújo (PTB) e João Cahúlla (PPS). As opções são variadas e o senador Ivo Cassol terá que unificar todas estas postulações numa só para seu grupo ficar competitivo.

Mais valorização

Com justa razão o deputado estadual José Hermínio (PT) cobra mais valorização para a distribuição de títulos honorários na Assembléia Legislativa. Segundo o petista, a coisa virou distribuição de bolachas. A grande verdade é que isso não ocorre apenas na ALE, é uma rotina nas Câmaras Municipais de Rondônia também.

Com agilidade

Esta correndo com agilidade no Congresso Nacional o processo de emancipação dos estados de Carajás e Tapajós, no Pará. Os plebiscitos já foram marcados para o mês de dezembro. Tapajós contará com 1,7 milhão de habitantes, quase a mesma população de Rondônia e Carajás, 1,4 milhão, a mesma de Tocantins.

Coluna sem papas na língua 14/06/11 - Gente de Opinião

Assembléia Itinerante

Nesta terça-feira, dia 14, a Assembléia Legislativa realiza sessão itinerante no município de Ariquemes, a 200 quilômetros da capital. O programa regionaliza as ações do parlamento estadual, como nos tempos do ex-presidente Carlão de Oliveira, como lembra o filho deputado Jean Oliveira (PSDB-Porto Velho).



 

Coluna sem papas na língua 14/06/11 - Gente de Opinião
 

Escassez de água

Quem imaginava que depois de tanta propaganda e guerra de paternidade pelas obras do PAC - que falava em 100 por cento de domicílios de água tratada - a capital rondoniense amargasse mais um verão com quase a metade da população padecendo pela falta de água encanada. Os poços caseiros já estão baixando

Tucanos em revoada

Coluna sem papas na língua 14/06/11 - Gente de OpiniãoOs tucanos rondonienses se reuniram em Montenegro, no Vale do Jamari, no final de semana, para abrir o planejamento temendo em vista as eleições municipais do ano que vem. Recepcionados pelo prefeito Eloisio Antonio, os tucanos da região também discutiram candidaturas a prefeito.

Pólos regionais

Gente de OpiniãoO PSDB trabalha para o lançamento de candidaturas nos principais pólos regionais do estado. Em Ariquemes a ex-prefeita Daniela Amorim deve ser o nome da sigla na peleja com Márcio Raposo (DEM), enquanto que em Ji-Paraná, a legenda tem como opção o atual vice-prefeito Zé Otônio, com apoio do atual prefeito Bianco.



 

Do Cotidiano

Angustiante espera

Nas Américas, Europa, África e Ásia, nas mais diferentes culturas a angustiante espera pela chuva nos períodos de seca tem produzido as mais diversas e até disparatadas modalidades de rezas, danças e outros rituais para tentar forçar a natureza a precipitar sua generosa água para a sobrevivência das lavouras e das criações.

A racionalidade levou a criatividade humana a aplicar na natureza algo mais prático: a teoria da alavanca. Ou seja, usaras próprias forças da natureza para combiná-las e criar as condições necessárias à formação de chuvas.

Surgem, assim, as chuvas artificiais. O engenheiro norte-americano Vicent J. Schafer, funcionário da General Eletric, lançou bolinhas de anidrido carbônico sobre nuvens, em novembro de 1946, provocando a primeira chuva artificial. Desde então novas técnicas e métodos surgem para não apenas aproveitar nuvens como também produzi-las.

Na China, as autoridades garantem que se necessário podem fazer chover em um terço de seu imenso território, por meio do lançamento, de terra ou por avião, de cartuchos com iodeto de prata. A substância acelera a condensação das nuvens.

O iodeto de prata é um catalisador. Ao se ligar com as nuvens, ele gera uma reação química que libera o hidrogênio. Este, junto ao oxigênio da atmosfera, forma água, sem alterar a composição de água. A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto, fazendo com que a China seja hoje, o país que mais manipula o clima no planeta.

Estando já bem adiantada a tecnologia para criar chuvas artificiais, o desafio agora é tentar uma chuva tão natural que até os produtos químicos largamente utilizados possam ser dispensados. Aí é que entra um brasileiro, filho da imigração japonesa ao Brasil: Takeshi Imai, 68, que em sua juventude, ao lado do pai, deu renome a uma empresa familiar – a Hatsuta – que chegou a figurar entre as principais do Brasil na década de 70, mas quebrou por conta dos descaminhos da economia na ditadura militar.

À frente agora de uma pequena empresa localizada em Bragança Paulista (SP), o engenheiro Imai começou a testar um novo projeto para fazer chover no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no sertão da Bahia.

O teste consiste no sobrevôo de um avião monomotor que passa a irrigar as nuvens com jatos de água filtrada, que irá provocar chuvas sobre a vegetação.

Via Direta

*** O Fantástico deu mais uma paulada nas obras do PAC em Rondônia, desta vez focalizando os viadutos elefantes brancos *** Depois das denuncias de que os marmitex servidos nos presídios deixam a desejar os políticos envolvidos no esquemão ficaram de cabelos arrepiados *** A coisa vai parar na justiça e o escândalo esta vindo a galope...

 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)