Sábado, 13 de dezembro de 2014 - 05h13
A bolha rondoniense
Depois de um período de grandes lançamentos e de preços lá em cima, o mercado imobiliário de Porto Velho, um dos mais auspiciosos do país desde o final da década passada, entrou em declínio. Já não se vende e tampouco se aluga como antes e a insistência de proprietários em manter preços lá em cima, deixa como rastro centenas de imóveis comerciais e residenciais desocupados inclusive no centro comercial.
Restou a algumas incorporadoras a humilhação de suspender a construção de torres comerciais – com muitas salas e apartamentos vendidos- e aquelas com unidades ainda disponíveis lançar mão de descontos de até 30 por cento.
A bolha imobiliária rondoniense chegou prá valer. Uma parte dos corretores de imóveis está mudando de profissão, imobiliárias com menor estrutura fecharam e não existe uma expectativa local de melhoras na economia para o setor voltar a crescer no ano que vem.
No caso de Porto Velho, uma cidade que ainda não se recuperou da maior cheia do século a situação é mais difícil, pois o plano de recuperação com os recursos prometidos pela União até agora não chegaram. Não bastasse se exagerou nos lançamentos de apartamentos e de loteamentos e o resultado esta aí, a vista de todos, para tamanho olho gordo.
No Congresso
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ficou para a semana que vem e os parlamentares já foram convidados pelo presidente Renan Calheiros para o ato. Num ano repleto de escândalos envolvendo deputados federais e senadores – Rondônia “brilhou” no quesito com Natan Donadon e Ivo Cassol - muita coisa ficou para trás e muitas reformas proteladas para o próximo ano.
Na Assembléia
Já, no que ser refere à Assembléia Legislativa de Rondônia, depois da votação da lei orçamentária tudo esta calmo e a casa de leis se prepara para entrar em recesso a partir da semana que vem. No entanto é aguardada convocação de sessões extraordinárias para o meio de semana, ou logo após a cerimônia de diplomação dos deputados eleitos nas eleições de outubro, dia 14.
As conversações
Com os ventos a favor da nau Presidente Vargas – já não se acredita no afastamento do timoneiro Confúcio Moura – as conversações entre os partidos para definir as indicações de novos secretários aumentaram nas últimas horas. É claro, que toda hora ainda existem sobressaltos e qualquer boato pode deixar todo mundo em pânico. Afinal, quem deve, teme!
A vampirização
A banalização das operações policiais em Rondônia é tamanha e com tal intensidade parecendo que o Ministério da Justiça montou plantão da Policia Federal para atender a demanda de criminosos do colarinho branco em geral, no atacado e no varejo. Nada mais surpreende os portovelhenses, pois todo tipo de golpe já foi aplicado por aqui e alguns já bem manjados.
Bico do corvo
Não querendo voduzar ninguém – mais já voduzando! – estima-se que pelo menos três deputados estaduais eleitos e dois federais estão no bico do corvo. Os suplentes imediatos se fazem de santinhos, mas estão com o punhal afiado e recheando a justiça eleitoral de provas. Alguns, de tão otimistas, já estão gastando por conta para s festas de Natal e Ano Novo! Será que vão se dar bem?
Via Direta
*** O caso das emendas parlamentares nas feiras agropecuárias já está sob investigação *** Ocorre que as entidades recebiam recursos do governo para não cobrar ingresso da população *** Trocando de saco para mala: com Habeas Corpus assegurado no Supremo, o deputado federal eleito Lucio Mosquini escapou do vexame da prisão ***Todo sob medida para a diplomação dia 17....
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b