Quinta-feira, 12 de novembro de 2015 - 05h03
Tudo virou brisa
Uma audiência pública convocada pelo deputado estadual Ribamar Araujo. realizada na Assembléia Legislativa, abriu as discussões em torno de um projeto para a orla do Rio Madeira no meio do ano. Já se falava sobre o assunto, desde a administração Carlinhos Camurça, quando foi idealizado o projeto Beira-Rio e nas duas gestões do prefeito Roberto Sobrinho chegou a ser anunciado o fantástico Parque das Águas. Tudo deu em brisa.
A grande queixa das lideranças dos bairros da Figura A, em Porto Velho, que margeiam o Rio Madeira na região central, é que cidades como Manaus e Belém tem orlas repletas de lazer transformadas em cartões postais de suas cidades, enquanto que na capital rondoniense a coisa é pavorosa.
Mas não tem como se projetar agora uma obra desta envergadura sem a construção de barreiras de proteção no Rio Madeira. Através dos anos o rio tem avançado até no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também não se recomenda o início destas obras sem a dragagem do Rio Madeira, já que está repleto de sedimentos, projetando enchentes todo ano.
Planejar e tocar a orla é preciso e a pergunta que se faz é com que recursos? A prefeitura não tem, a usina de Santo Antônio se faz de morta e o governo federal caloteou o Plano de Reconstrução...
CPI as terras
Formada pela Câmara e Vereadores de Porto Velho a CPI das Terras Urbanas vai ter muito trabalho pela frente. Afinal quem foram os grandes grileiros das áreas públicas? Quadras inteiras destinadas a praças e equipamentos urbanos foram surrupiadas e regularizadas. Temos a ocupação criminosa dos fundos de vale e centenas de esqueletos de imóveis “esquentados”.Ô loco,é coisa de louco!
Uma definição
O PMDB tem importantes decisões para serem tomadas no congresso nacional do partido programado para a próxima semana. A primeira é se fica na base aliada da presidente Dilma Rousseff, a segunda se continua em cima do muro, com um pé no governo e outro na oposição. Uma outra definição tem a ver com o pescoço do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.
A repercussão
Causou enorme repercussão em Porto Velho a conclusão da audiência publica realizada pela Assembléia Legislativa do Amazonas, que ouviu cientistas, engenheiros e especialistas sobre os riscos das barragens das usinas de Jirau e Santo Antonio. Os moradores dos bairros e localidades ribeirinhas da capital estão de orelha em pé.
Fim da novela?
O prefeito Mauro Nazif (PSB) acredita que depois do acordo com duas novas empresas, a novela das concessionárias de transportes coletivos em Porto Velho acabou. No entanto, ainda é cedo para dizer que tudo esta resolvido já que as novas contratadas ainda não foram testadas. E teremos ainda a chiadeira do reajuste: a tarifa deve subir para R$ 3,00.
As costuras
Algumas costuras partidárias colocam em evidência a candidatura do ex-deputado estadual Tucura em Cacoal, a nossa capital do Café. Mas por enquanto a grande favorita é a deputada Glaucioni Rodrigues (PSDC), torcendo para que o ex-prefeito Divino Cardoso (PTB) não assuma candidatura. Divino é um dos pioneiros da cidade e tem grande prestígio.
Via Direta
*** As invasões de terras em Porto Velho estão chegando ao absurdo e precisam ser investigados com rigor pela CPI da Câmara de Vereadores *** Os caciques, senador Ivo Cassol (PP) e o ex-senador ExpeditoJunior (PSDB) abriram conversações para as eleições 2016*** Especulações nos bastidores dão conta de alterações em cargos chaves do governo Confúcio. A confirmar.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)