Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 10/12/11


Coluna sem papas na língua 10/12/11 - Gente de Opinião

Ivo X Confúcio

Com atuação apagada no Senado, o ex-governador Ivo Cassol aproveita as intempéries na administração Cooperação para bombardear o adversário Confúcio Moura. Tem todas as razões nas criticas, mas se o campeonato que ele propõe é de prisões e escândalos, Ivo não leva a melhor, como pretende.

Haja vacilões

Neste confronto de vacilões, Ivo teve o seu chefe da Casa Civil preso na Operação Dominó e na Operação Titanic em abril de 2008, o então governador viu seu filho acabar atrás nas grades. Por conseguinte, deve o roto falar do mal lavado? Enfim, no máximo vai conseguir um empate técnico...

Cargos federais

A disputa por cargos federais em Rondônia continua encarniçada entre petistas e cassolistas. O PP pretende tomar os cargos dos petistas goela abaixo em Rondônia, no setor elétrico, mas os aficcionados de Lula e Dilma resistem, contando com apoio da articulação do Palácio do Planalto. Os pepistas já foram barrados no baile três vezes.

Gente de OpiniãoGrandes perdas

O atual governo também padece com o que sofreram seus antecessores. Teixeirão, Angelim, Piana, Raupp, Bianco e Cassol foram sabotados pela oposição. Agora é a vez de Confúcio. E tudo mundo perde com esse processo de autofagia em nosso estado. Temos grandes perdas de recursos federais por isto.

A superação

Enfim, o momento é de superação em Rondônia. Aos poucos a Assembléia Legislativa vai voltando à normalidade, agora sob a égide de Hermínio Coelho. No governo estadual, Confúcio esta colocando delegados para vigiar seus secretários para evitar futuros dissabores.


 

Coluna sem papas na língua 10/12/11 - Gente de OpiniãoAs festividades

Ao meio de toda bandalheira, os rondonienses se preparam para comemorar os 30 anos da criação do estado, em 22 de dezembro. Como a definição da Carta Magna ficou para o 4 de Janeiro, as festividades alusivas vão acontecer em 2012. Mas fica difícil comemorar a data num clima tão pesado.

Coluna sem papas na língua 10/12/11 - Gente de Opinião

As rachaduras

Mesmo com as prévias já marcadas - março do ano que vem - para escolher seu candidato a prefeito em Porto Velho, o PT se verá diante de uma equação difícil para resolver. Se a escolhida for Fátima Cleide, dificilmente ela terá apoio do Palácio Tancredo Neves. Se o ungido de Sobrinho for o indicado, terá a rejeição das demais alas. 


 

Coluna sem papas na língua 10/12/11 - Gente de OpiniãoComissão de ètica 

O PDT acionou sua Comissão de Ética para investigar o deputado estadual Saulo Moreira que acabou envolvido na Operação Termópilas. O parlamentar foi proibido de votar em Valter Araújo na eleição da mesa diretora, mas trairamente optou pelo protagonista do escândalo que abalou o estado e agora se vê ameaçado de punição.

Do Cotidiano

Prioridade ferroviária

Frustrante, sob todos os aspectos, o 1º Seminário Nacional de Ferrovias, promovido em novembro na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. Do ministro Paulo Sérgio Passos aos debatedores, falou-se muito em problemas e bem pouco em soluções.

O transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, mas sua superioridade em todos os quesitos de comparação com o transporte rodoviário não lhe garante o merecido lugar de destaque no contexto das prioridades governamentais.

Todos concordam que a estrutura ferroviária brasileira é diminuta e mal administrada e o ministro Passos, se pouco avançou em iniciativas concretas além das boas intenções, ao menos reconheceu que o modal ferroviário é importante. 

Hoje, a confiar na palavra do ministro dos Transportes, as ferrovias são lembradas, mas sem resultados práticos realmente notáveis, seguindo o ritmo decepcionante das obras do PAC em geral, cuja execução é pressionada por múltiplos fatores, como imbróglios ambientais e a prioridade às obras para a Copa do Mundo de 2014.

A prioridade ferroviária, desde o governo Sarney, vem sendo a Ferrovia Norte−Sul, cujo traçado vai do Maranhão ao Mato Grosso do Sul, para chegar a Porto Murtinho (MS) em momento ainda imprevisto desta década. Dali, mediante ligações ferroviárias já construídas ou ainda por fazer, como o ramal da Ferrovia Paraná Oeste entre Cascavel e Guaíra, conseguiria finalmente justificar o “Sul” de seu nome. 

“O fato de termos negligenciado o transporte ferroviário traz um imenso custo”, admitiu o ministro dos Transportes. Os investimentos que estão sendo feitos desde 2005 são o reconhecimento de que por décadas deixamos de dispor de uma infraestrutura de grande capacidade para atender setores da produção nacional.

Além das obras previstas nas ferrovias Norte−Sul e Leste−Oeste, a malha já implantada e inativa precisa ser recuperada. Para administrar o futuro sistema ferroviário, o ministro admitiu que deve haver mudanças na administração. “É preciso olhar para o sistema instalado e a partir daí abrir caminhos para que haja ganhos de produtividade”. Mas de concreto, apenas a intenção de reorganizar a Valec.

Coluna sem papas na língua 10/12/11 - Gente de OpiniãoVia Direta
 

*** Os paraenses vão às urnas neste domingo para decidir em plebiscito a criação dos estados de Carajás e Tapajós *** Valter Araújo até agora tem se mostrado bom cabrito, até meigo depois do cadeião *** Mas se quiser pode detonar meio mundo na paróquia. Tem gravações a vontade...

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)