Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 08/10/15


A longa espera

Milhares de moradores de bairros periféricos e de invasões recentes estão à espera de regularização fundiária em Porto Velho. São centenas de famílias vivendo em clima de tensão. Em alguns acampamentos dos sem teto, como do Universitário e Aparecida, ameaçados com despejos e no Porto Cristo, no aguardo de decisão judicial, se ê uma situação mais aflitiva.

Somente a partir da gestão passada, que a prefeitura da capital mostrou mais celeridade nas ações de titulações de terrenos, conseguindo bons resultados. A atual gestão teve resultados pífios nos dois primeiros anos da gestão atual no setor, mas tem apresentado melhora e mais agilidade nos últimos meses.

A demanda reprimida em titulação é enorme face ao vertiginoso crescimento da cidade, que nos três anos do ápice da construção das usinas recebeu mais de 120 mil novos habitantes. Então, pipocaram as invasões e até hoje o bicho esta pegando. E tudo sem contar os nove bairros centrais da Figura “A” ainda enrolados.


Uma atitude

Finalmente a Câmara de Vereadores de Porto Velho tomou uma atitude em sintonia com a sociedade. Trata-se de uma emenda coletiva que reduz de 21 para 18 cadeiras no Legislativo da capital, uma tendência que vem se verificando em vários estados brasileiros que pressiona a classe política para a prática de austeridade, algo raro nos dias de hoje.

Contorno Norte

Li em algum lugar que o DER resolveu acelerar os trabalhos do Contorno Norte (o anel viário) de Porto Velho que terá 21 quilômetros, dos quais pelo menos a metade já está concluído e encascalhado. Pelo passo de tartaruga, dificilmente as obras de acesso aos portos Maggi e Cargil estarão concluídas antes das chuvas. Se tiverem também não vai adiantar muito, porque sem asfalto, aquilo tudo vai virar atoleiro.

As festividades

O município de Ariquemes, criado na gestão do prefeito de Porto Velho Antonio Carlos Carpinteiro (lá era Distrito) festeja neste final de semana 38 anos de emancipação política e administrativa. Uma cidade que nasceu planejada, inspirada em traçados de metrópoles e que já é a terceira no ranking estadual e pólo regional da região que mais cresce no estado que é o Vale do Jamari.

Carta na manga

O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PB) usou uma carta da manga para tentar pacificar o caos instalado no sistema de transportes coletivos na capital com a greve que já vai para o terceiro dia. Foram lançados 50 ônibus na praça operando gratuitamente. O que se pergunta é quanto tempo a prefeitura agüenta bancar o sistema gratuitamente.

Tarifa técnica

Lembrando que pendengas entre prefeituras municipais com empresas de transportes coletivos não é uma exclusividade de Porto Velho. Em Curitiba também existe uma queda de braço envolvendo cerca de 180 ônibus antigos. A frota não foi renovada porque as concessionárias reclamam da atualização da tarifa técnica.
 

Via Direta

Coluna sem papas na língua 08/10/15 - Gente de Opinião

***Perplexos, os agentes penitenciários assistem uma onda de transporte de celulares e drogas por ânus e vaginas para dentro dos presídios rondonienses *** Haja partes doloridas. È coisa de louco! *** Já são 693 mortes por dengue em 2015 e os estados mais atingidos são do Sul maravilha *** A Rede, partido criado pela ex-senadora Marina Silva, cresce bem no Congresso: já conta com um senador e cinco deputados federais 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)