Sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 05h17
.jpg)
Navegabilidade e logística
Para garantir a navegabilidade do Rio Madeira cada vez mais ameaçado pelos desmoronamentos dos seus barrancos com o fenômeno terras caídas e o assoreamento causado pelas usinas hidrelétricas, um acordo de cooperação entre o 9º Distrito Naval da Marinha e o Dnit foi firmado para desenvolver num prazo de cinco anos a sinalização da hidrovia que liga Porto Velho a Manaus. A medida também vai melhorar a logística na região amazônica.
A hidrovia do Madeira, conforme o Portal Amazônia, é a segunda maior do Brasil em termos de toneladas transportadas por quilometro útil, com grande aumento de carga a cada ano. O Rio Madeira pertence à Bacia do Rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e Amazonas, sendo o 17º maior do mundo em extensão. Entre os benefícios trazidos pela sinalização náutica esta a sua utilização como via de exportações para a Europa economizando os custos dos transportes de grãos, carne e outros produtos. Outra medida, de grande importância, ainda esperada, é a dragagem do rio cujo assoreamento aumentou muito com a enchente histórica de 2014.
Eleições 2016
cenário começa a ganhar algumas definições quanto à sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho. Circulou ontem a informação de que o deputado estadual Ribamar Araujo deixará o PT – já tem vários convites para a troca – para disputar a prefeitura da capital. Ribamar é um nome consistente, pitoco e de credibilidade. Merece, por conseguinte, uma oportunidade.
Périplo na imprensa
Durante a semana o prefeito Mauro Nazif (PSB) fez um verdadeiro périplo pela imprensa para anunciar 100 frentes de trabalho pela cidade e defender sua administração dos ataques oposicionistas. Os principais programas de rádio e televisão foram visitados, como fazia o ex-prefeito Roberto Sobrinho, quando o sapato apertava. A lábia é boa.
Troca de comando
Diante das dificuldades com a justiça, já que esta cassado e com a guilhotina no pescoço, o senador Ivo Cassol presidente estadual do PP, pode trocar de comando do partido. Sendo assim, caberá a advogada Jaqueline Cassol a organização da legenda e traçar a política de alianças para as eleições do ano que vem. Ela começa na próxima semana as visitações Rondônia afora.
A maior chacina
Foi há 20 anos que aconteceu a maior chacina de colonos e posseiros de Rondônia, e uma das maiores do Brasil. Neste domingo dia 9, as entidades ligadas aos sem terra vão lembrar da grande tragédia de Corumbiara. Durante a semana o deputado Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) registrou o acontecimento que deixou marcas até hoje no estado.
Licença médica
Para tratamento médico, o secretário de Obras da Prefeitura de Porto Velho Gilson Nazif ficará fora durante seis meses do cargo desfalcando o Palácio Tancredo Neves, já que é peça considerada fundamental na gestão dos árabes. Especula-se que Gilson ganhará algumas pontes de safena o que hoje em dia esta corriqueiro com tanta vida agitada. Auguram-se melhoras e pronto restabelecimento.
Via Direta
***A Zona da Mata comemora a restauração da rodovia 489 ligando São Felipe a Parecis, reivindicação do deputado Só na Bença (PMDB) ***Escândalo da merenda escolar, prestes a estourar: foi constatado superfaturamento na aquisição de produtos da agricultura familiar em alguns municípios *** Mais do que coerente a recomendação do MPF para TRE voltar a sua sede original já que o prédio é recuperável. Já passou da hora.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado
Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança
Tudo a seu tempo Como nada escapa, estava claro que a COP30 também não conseguiria escapar da polarização. Nacionalismo x globalismo, lulismo x ant
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)