Terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 05h04
Passando dos 500 mil
Conforme a recente estimativa do IBGE para efeito de distribuição de ICMS em todo País, o município de Porto Velho atingiu 502.404 habitantes, se tornando a 41ª cidade mais populosa do Brasil e a quarta da região Norte, já que Manaus, Belém e Ananindeua ocupam as três primeiras posições. Mesmo com o ciclo das obras das usinas hidrelétricas acabando, a capital rondoniense mantém excelente índice de crescimento demográfico.
Em Rondônia mais dois municípios passaram dos 100 mil habitantes conforme o IBGE: Ji-Paraná com mais de 130 mil e Ariquemes com 104 mil, mas Vilhena e Cacoal vão se aproximando da marca e isto já deve ocorrer nos próximos censos.
Porto Velho se tornou maior que capitais tradicionais como Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Na região amazônica perde a terceira colocação para a cidade paraense de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, por 3 mil habitantes. Manaus passou dos 2 milhões, Macapá dos 450 mil e Rio Branco dos 370 mil
PTN reforça
Reforçado no Vale do Jamari com a filiação de Chico Pinheiro, o PTN liderado no estado pelo deputado Lebrão, que também é presidente estadual do partido, encontrou uma boa opção para a disputa da prefeitura de Ariquemes, cuja peleja deverá ser uma das mais acirradas dos últimos anos. Chico é líder regional e foi bem votado a Câmara dos Deputados no pleito do ano passado.
O afastamento
Usando o horário eleitoral a partir desta semana o PMDB começa a tocar sua estratégia de afastamento do PT - hoje considerado um partido bode de bicheira – visando firmar um projeto de candidatura própria a presidência da República em 2018. Dissociar a imagem de partido auxiliar do governo será um desafio para Michel Temer e Cia já que o PMDB é cúmplice do PT há quase dez anos.
Grande duelo
Caso não consiga uma vaga na Câmara dos Deputados, destronando dois parlamentares enrascados com a justiça, o ex-senador e ex-prefeito Ernandes Amorim poderá disputar a prefeitura de Ariquemes no ano que vem. Vai ser um baita duelo com uma liderança emergente na região que é Adelino Follador (DEM), o deputado estadual mais votado no estado.
Ex-prefeitas
Algumas ex-prefeitas já foram destaques na política rondoniense e depois de terem enfrentados problemas com a justiça acabaram desaparecendo do cenário político. São elas Sueli Aragão (Cacoal), Milene Mota (Rolim de Moura), Daniela Amorim (Ariquemes), Inês Zanol (Pimenta Bueno) entre outras de menos expressão – como as de Ouro Preto, Colorado e Jaru – que também acaram descartadas pelo eleitorado.
Pobre Guajará!
Mais um golpe em Guajará Mirim, que foi devastada pela enchente histórica e arruinada em sua infra-estrutura. Ocorre que a Câmara Federal rejeitou o projeto de Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Houve dois pesos e duas medidas já que o mesmo modelo foi implantado no porto de Santana (AP) recentemente. Que zica na fronteira: a ponte binacional também foi para as cucuais.
Via Direta
***Com tanta roubalheira será que algum partido político vai ter a coragem de erguer a bandeira da moralidade pública nas eleições municipais de 2016? *** Na recente visita do senador Valdir Raupp a ponte do Abunãele constatou expressivo avanço nas obras. Os pilares estão bem adiantados *** Ex- DEM, Toninho Geraldo ingressou no PDT e já esta de asas crescidas para galgar a prefeitura de Presidente Médici em 2016.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)