Sábado, 16 de julho de 2016 - 00h03
![]() |
![]() |
OS EXTREMOS EM PORTO VELHO
Quem seria capaz de prever que depois de dois anos da maior cheia do século que deixou centenas de desabrigados nos distritos e a região portuária de Porto Velho submersa, causando sérias conseqüências a infraestrutura da cidade, chegasse por aqui a mãe das grandes secas? O alarme vem dos cientistas da NASA e dos pesquisadores climáticos da Universidade da Califórnia (EUA), todos estudiosos de enorme reputação sobre as questões do clima que afligem o planeta.
No que diz respeito à capital rondoniense todos os sinais emitidos pela natureza vão ratificando as previsões da estiagem severa na região Amazônica. O Rio Madeira baixa rapidamente, o lençol freático da cidade desabou exigindo esforços para o aprofundamento dos poços caseiros e todos os efeitos da vazante do madeirão atingem a navegação na hidrovia.
Situações de calamidade em extremos atingem o mundo inteiro e no caso de Rondônia, Acre e Amazonas se alternam as cheias com grandes estiagens. Diante de tal cenário se pergunta, o que a natureza nos reserva para os próximos anos?
COBRA ENGOLINDO COBRA
.jpg)
A recente condenação de um ex-deputado estadual de Ji-Paraná desnuda um modus operandi desenvolvido pela Assembléia Legislativa através dos anos: a prática de chantagens contra comerciantes, a industriais, usinas, fornecedores do governo, etc. Às vezes até setores da imprensa participam deste jogo sujo.
Sabe-se através dos tempos, com tantas denuncias pululando, dos esquemas de rapinagens montados por políticos para fornecedores do governo, nas áreas de vigilância, comércio de marmitex para hospitais e presídios, limpeza de hospitais e licitações de compras nem sempre feitas com retidão. Algumas coisas até foram corrigidas, outras não, como o caso do relacionamento dos governantes com empreiteiras que angariam obras e que depois as abandonam, mas com o bolso cheio.
Muito já foi desvendado pelas operações da Policia Federal e o modus operandi de chantagens também identificado. Em tempos não tão remotos tivemos em Rondônia até o caso de um deputado chantageando deputado por causa de obras! É cobra engolindo cobra!
.jpg)
A SONHADA DRAGAGEM
Em Rondônia as coisas funcionam mais ou menos assim: se anunciam obras de pavimentação, dragagem, de reformas ou construção de escolas e hospitais quase sempre nas proximidades do inverno amazônico, que é para paralisar tudo logo em seguida com a desculpa das chuvas e as empreiteiras embolsarem uma boa grana, atendendo o interesse dos políticos e das empresas dos compadres.
E dentro deste contexto também esta sendo anunciada para setembro o início da dragagem do Rio Madeira tão prometida nos últimos anos. A obra na hidrovia do Madeira é uma necessidade premente e nesta estiagem já se vê a situação do rio envolto em praias formadas pelos bancos de areia colocando em risco a navegação fluvial de passageiros e das cargas de grãos para o porto de Itacoatiara, no Amazonas.
Os órgãos federais também já anunciaram a sinalização do Rio Madeira e até agora nadinha da silva. Tanta coisa anunciada vira brisa ou é postergada para décadas seguintes. E até agora não se vê ninguém se instalando em Machadinho para a Usina de Tabajara, tampouco as empreiteiras iniciaram os preparativos para a construção da ponte binacional em Guajará Mirim.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)