Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA


CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião

As cheias na Amazônia

Até a década passada, os rios da Amazônia seguiam o curso natural de cheia e vazante, embora com algumas surpresas de quando em quando. Nesta década as coisas degringolaram: primeiro foi à cidade de Manaus, a bela metrópole amazonense a enfrentar uma cheia histórica - depois de uma seca das mais severas. No ano passado, Porto Velho foi à grande vitima, penando com a maior enchente em 100 anos, agora é a vez de Rio Branco, no Acre, aonde as cheias estão se tornando rotina.

Pelos indicativos metereologia, em Porto Velho, não deve se repetir o desastre natural do ano passado, o que já deixa a população mais tranqüila, pois o estado não pode contar muito com promessas de apoio das esferas governamentais. Já estamos enfrentando uma nova alagação e os compromissos assumidos pela esfera federal no ano passado até agora não foram cumpridos.

Já são cinco cidades acrianas e sete amazonenses enfrentando a subida dos rios em 2015 e a temporada de chuvas deve seguir até o final de março sinalizando que mais municípios serão atingidos. O planeta vai esquentando e a Amazônia já sofrendo todas as conseqüências.


CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião
 

A   I N S T A B I LI D A D E 

A decisão do TRE em cassar os diplomas do governador Confúcio Moura e do seu vice Daniel Pereira causou um baita clima de instabilidade em Rondônia. A medida, para ter efeito, começa pela notificação dos envolvidos e a respectiva publicação do acórdão no Diário Oficial. Mas já se propagava o terror desde a manhã de hoje no funcionalismo e na classe política com ameaças aterradoras.

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião

E L E I Ç Õ E S    G E R A  I S

E já se falava pelos quatro cantos de Rondônia em eleições gerais, que a decisão teria atingido a chapa completa da coligação – governo, senado, deputados estaduais e federais – enquanto que a representação da coligação “Rondônia no Rumo Certo” era destinada exclusivamente para a chapa majoritária, Confúcio e Daniel Pereira. No entanto, o mandatário pode recorrer ao TSE, permanecendo no cargo.

Capa do Jornal Diário da Amazônia desta sexta-feira (6)

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião


 

ASSISTA ENTREVISTA DO DR CLÊNIO AMORIM NO RO RECORD

Gente de Opinião


O MEU QUARTO TURNO,
DIZ CONFÚCIO MOURA:

Cheguei ao quarto turno.  Este é o mais incerto e o mais difícil de todos. Agora, não tenho diante de mim o eleitor. Nem tenho mais o debate diante de câmeras. Nem os becos, nem ruas, nem estradas, nem os céus. Não tenho diante de mim os abraços, os imensos sorrisos, os dentes brancos como espelhos e inspirações.  Só me resta a quietude das interpretações de fatos acontecidos. E o espanto diante do resultado. E me sobrar a dúvida do que se pode fazer de agora em diante. No entanto, sai de dentro de mim, aquela eterna força que tenho acesa desde menino, a de superar obstáculo.Gente de Opinião Pois, viver é uma corrida olímpica, de saltar obstáculos cada vez mais altos.Gente de Opinião É por isso que levanto cedo e saio pra rua, para submeter o meu corpo ao estresse  de caminhadas e corridas, para me preparar a cada dia para mais um dia de superação. 

A gente vê no esporte, ao final do jogo, os atletas em geral se abraçam e cumprimentam. E o derrotado assume que não deu. E até que o outro foi melhor. Na política também acontece, muitas vezes assim, após a celebração do resultado, o derrotado quando digno, pega o telefone e liga para o vitorioso para  parabenizá-lo e reconhecer a derrota. Não foi o caso desta eleição passada. Deu-me a entender, que não aceitou a derrota e que mergulharia noutros mundos de disputas, agora  restrita aos tribunais.

4 x 3 mostrou que foi um jogo duro. Que teve um certo suspense. E que nesta etapa perdi. Cabe-nos, agora, juntar elementos novos, argumentos e seguir em frente. É o quarto turno eleitoral. Ontem, no facebook eu disse que o pensamento tem força, as palavras poder, e a esperança existe. Por que continuar lutando para ser governador? Pelos mesmos argumentos, pela energia daquela campanha linda, que amarelou o estado, e que foi andando com força tanta, que não teve obstáculo que onda amarela não superasse.  E ainda, por tudo que foi feito e dito, e do outro lado, com tantos adversários, a população filtrou convenientemente, a nossa tese, as nossas propostas, como a mais sólida dentre todos, e nos disse: eu quero o 15.

É por isso, que neste jogo agora, em campo de treinamento de guerra, entre lodaçal e espinhos, em que tudo falta, desponta fios de  vontade, o forte desejo de viver, o desejo de fazer mais, de chegar ao outro lado deste brejo pantanoso, onde a terra é firme e reencontrar com a bandeira desfraldada da vitória,  legitimada e sagrada, que é a vontade popular. O voto que saiu do coração do rondoniense, como o verdadeiro motivo, Além deste motivo, não há outro.


 


A recuperação....

Longe de atender as necessidades rondonienses, o governo federal anunciou aporte de R$ 22 milhões para recuperar quatro municípios atingidos pelas enchentes e Porto Velho ficou praticamente de fora. Só para se ter uma idéia da situação vigente, o Plano de Recuperação de Porto Velho e seus Distritos exige recursos na ordem de R$ 4 bilhões.

Recursos bloqueados

Os prefeitos rondonienses choram como gatinhos esfaimados tateando pires de leite, com relação aos recursos destinados as prefeituras para obras de infra-estrutura bloqueadas nos Ministérios e na Caixa Econômica Federal. Não bastasse esse bloqueio os alcaides padecem com verbas de emendas parlamentares prometidas que não chegaram aos municípios.


 

Um paraíso

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião
A recente crise econômica, o desemprego, a ausência de políticas publicas para os jovens e a falta de vigilância de nossas fronteiras são algumas causas do incremento do tráfico de drogas, do contrabando de cigarros e do tráfico de armas pesadas em Rondônia. O estado se transformou nos últimos anos num paraíso para os cartéis e a conseqüência é o aumento da criminalidade, além dos presídios lotados.
 


 

Via Direta

*** A chiadeira é grande com relação as condições da estrada que liga Guajará Mirim a região de Nova Mamoré no Vale do Guaporé


O antigo camelódromo, destruído pela cheia do ano passado esta dominado pelos viciados e pequenos traficantes ***

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião

Como resultado, temos o aumento da criminalidade na região portuária de P. Velho  *** O Diário prepara homenagem para a mulherada no Dia Internacional da Mulher. 

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)