Terça-feira, 6 de junho de 2017 - 21h14
Avaliação profunda
Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.
Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.
Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.
Os tucanos
Em Rondônia os tucanos desenvolvem pesquisas para auscultar o sentimento do eleitorado visando nortear as alianças no ano que vem. O presidente estadual Expedito Junior esteve em Brasília na segunda-feira entabulando entendimentos com partidos alinhados. Inicialmente seu projeto é disputar uma cadeira ao Senado nas eleições de 2018.
Casa caindo
Com a prisão do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos deputados Henrique Alves, segue a Operação Lava Jato causando terror no alto clero da política brasileira. A casa esta caindo para muitos corruptos do alto escalão e a Policia Federal, mesmo com o contingenciamento de recursos aplicados naquela instituição pelo governo Michel Temer, vem cumprindo o seu papel de passar a limpo a sujeirada vigente no País.
Pobre IPAM
Num artigo esclarecedor veiculado pela mídia local o articulista Valdemir Caldas expõe o nascimento e a decadência do instituto dos Servidores do Município de Porto Velho que ao longo do tempo acabou quebrado por ingerências políticas com inchaço de servidores e de cargos comissionados. Infelizmente a toada continua a mesma na gestão atual e o órgão prestando serviços precários e agonizando.
Plano de segurança
O governo brasileiro anunciou mais uma vez a implantação de um Plano Nacional de Segurança. Só neste governo Temer este plano destinado ao combate do tráfico de drogas e de armas já foi anunciado duas vezes e até agora não saiu do papel, pois as fronteiras continuam a descoberto, tanto na divisa com o Paraguai onde impera o trafico de maconha e armas, como na Amazônia, onde reinam os cartéis de cocaína, nas fronteiras com a Bolívia, Peru e Colômbia.
A restauração
O Dnitt chutou para o dia 12 o inicio da restauração dos trechos críticos da rodovia 364, na divisa de Rondônia com o Acre. Na semana seguinte serão iniciados os trabalhos de recuperação da estrada em trechos acrianos. A bancada federal do Acre conseguiu prioridade nas ações do órgão no verão amazônico. Em Rondônia ainda não existem datas definidas para o inicio da restauração.
Via Direta
*** Com todas as atenções voltadas para definições no plano federal em Brasília, a política regional fica em compasso de espera *** A inauguração do parque natural de Porto Velho, que ocorreu no último sábado, se transformou numa importante opção de lazer para a população de Porto Velho *** O caso Naiara volta assombrar importante clã político de Rondônia com culpa em cartório *** A justiça tarda, mas não falha e a família do mandante mais enrascada do que nunca.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us