Domingo, 14 de fevereiro de 2016 - 07h56
Diante da Campanha da Fraternidade desenvolvida pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidades cristãs associadas, que preconiza a urgência do Governo Federal, Estados e municípios agirem na questão do saneamento básico, os dirigentes da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) anunciaram que em dois anos Porto Velho terá 100% de água encanada e em cinco anos, 100% de esgoto sanitário.
É mais fácil galinha criar dentes ou encontrar pelo em ovo do que os compromissos assumidos pela companhia, berço de sindicalistas do contracheque gordo e dos cargos políticos comissionados, serem cumpridos. A Caerd há décadas tem sido administrada por chupins de todos os credos, e o resultado tem sido uma ineficiência atroz.
Resgatar o atraso de Porto Velho e Rondônia quanto à distribuição de água tratada e coleta de esgoto domiciliar ainda vai longe. Mesmo porque os políticos tradicionalmente metem o bedelho nas licitações para beneficiar compadres e, com isso, o Tribunal de Contas se vê obrigado a agir e acabar com a festa dos rapinadores.
Festa do PMDB
Se as costuras já estiverem mais firmes, o PMDB de Rondônia poderá anunciar durante a visita do vice-presidente da República e presidente nacional do partido, Michel Temer, na semana que vem, a aliança para a disputa da prefeitura de Porto Velho. O senador Valdir Raupp e o ex-prefeito Tomás Correia coordenam as tratativas.
Cortes no orçamento
O contingenciamento de recursos, de um lado preocupa os prefeitos, sobretudo aqueles que vão disputar a reeleição; e de outro lado, os deputados federais e senadores cujas emendas parlamentares também serão objeto de poda, mesmo as chamadas emendas impositivas. Um ano bicudo para todo mundo.
A reabertura
Um café da manhã com a imprensa vai marcar o início dos trabalhos legislativos do ano na próxima terça-feira. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, fará um balanço das atividades e o que a Casa de Leis projeta para o ano. A intenção dos parlamentares é mudar de mala e cuia para o novo prédio no centro cívico, ficando mais perto do Palácio Rio Madeira e dos tribunais de Contas, Justiça, etc.
Eleições 2016
O deputado estadual Ribamar Araújo, pré-candidato a prefeitura de Porto Velho pelo PR, desembarca do PT na próxima semana e começa a alinhavar composições para as eleições de outubro. Já estão acertados três partidos na coalizão. Por enquanto, ele não fala na escolha de um vice. “O processo vai ocorrer naturalmente, depois de consultas às agremiações que fecharam conosco”, explicou.
Tucana hesita
A tucana Marina Carvalho, considerada a favorita para as eleições de outubro, hesita em assumir a candidatura a prefeita da capital, mas o seu coordenador político, que é seu pai, o ex-vice-governador Aparício Carvalho, tem conversado com todas as tendências políticas – exceto com o PT – para eventuais composições. A orientação do diretório nacional é para que ela assuma logo a postulação.
Via Direta
*** Na lista oficial divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dos envolvidos na Operação Lava Jato estão dois políticos rondonienses *** Como sempre, Rondônia está em todas as paradas *** Festerê, ou aliança política? Proponho um enigma para o cara pálida leitor elucidar *** Por que dois políticos de Porto Velho levaram a tira-colo e se hospedaram recentemente com um traveco em Manaus? *** O bairro Triângulo está à espera da recuperação do trecho arrebentado pelas chuvas.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b