Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As previsões de Expedito e Confúcio


As previsões de Expedito e Confúcio - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoA previsão de Confúcio

Pouca gente lembra, mas o governador Confúcio Moura (PMDB) acertou na mosca a previsão sobre o resultado no primeiro turno. Numa entrevista para a Rede TV ele vaticinou que a eleição seria “pescoço a pescoço”, como aquelas disputas renhidas nos hipódromos, onde o cavalo vencedor, às vezes derrota o adversário na reta de chegada por alguns centímetros à frente. As previsões de Expedito e Confúcio - Gente de OpiniãoDe fato, a vitória do governador foi espremida, em torno de 4 mil votos. Ganhou bem nos grandes centros – casos dos pólos regionais de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná - e apanhou em pequenas e médias localidades, inclusive em algumas na sua amada Vale do Jamari.

Na sabatina exclusiva para o Diário publicada o domingo, novamente pedi uma previsão do candidato a reeleição sobre seu prognóstico para a eleição o segundo turno, que vai acontecer no próximo dia 26. Ele refletiu e tascou: não será uma grande diferença, mas acredita numa vantagem de sete pontos, o que pode redundar em torno de 50 mil votos, já que temos muitos votos nulos e brancos e uma baita abstenção.

O governador está animado. Reconheceu com humildade que cometeu algumas falhas no primeiro turno, que segundo ele já foram corrigidas e embalou o pé pelo estado na busca da reeleição.

As previsões de Expedito e Confúcio - Gente de Opinião
 

Gente de OpiniãoA previsão de Expedito

O tucano Expedito Junior, oficialmente, não fez nenhuma previsão, sobre o resultado de primeiro turno. Mas em algumas conversas, disse ao colunista, que acreditava virar o turno com uma vantagem em torno de 35 mil votos. Lembro que a estimativa foi feita há duas semanas antes da eleição do primeiro turno, quando o candidato da oposição estava em alta e este colunista esperava As previsões de Expedito e Confúcio - Gente de Opiniãoaté uma vantagem mais significativa do oposicionista.

Na verdade, a explosão e virada do governador Confúcio Moura ocorreu na última semana do pleito, movida pela maioria dos indecisos e por interferência dos formadores de opinião pelo voto útil. Até então, sem exageros, a previsão do tucano estava muito mais perto da realidade do que a do atual governador.

A vitória de Confúcio no turno, na verdade, era impensável até uma semana de 5 de outubro. Mais ainda: não era possível acreditar que o governador ganharia em Porto Velho e mais improvável ainda com uma diferença de 10 mil votos, numa região pantanosa em eleições para os governadores de plantão.

Sacramentada a derrota em primeiro turno, Expedito tomou todas as providências para reverter o resultado e tão logo soube o resultado botou o pé na estrada.


 

Gente de OpiniãoOs grandes desafios

Reveladas as expectativas dos dois candidatos no primeiro turno, eis que veio o segundo turno com debates calorosos e uma campanha renhida. Ambos os candidatos, tem desafios nesta segunda etapa e são serão fáceis, mesmo com o favoritismo trocando de lado, agora para o governador.

Expedito precisa reverter à tendência de vitória do atual mandatário rondoniense em três colégios eleitorais importantes do estado, casos de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná. Neles, o postulante chapa branca levou grande vantagem sobre o adversário e para o tucano virar o jogo vai precisar melhorar em muito a performance nestas regiões.

Já, o governador Confúcio Moura foi derrotado no primeiro turno em colégios eleitorais importantes, como Vilhena e Cacoal. Além disto, em pequenas e médias localidades – inclusive na sua própria casa, o Vale do Jamari – levou pau.

No jogo de alianças, o governador claramente esta em vantagem. Comparem os apoiadores dos dois: Acir foi o mais votado ao Senado. Dos oito deputados  federais, cinco estão com Confúcio – Marinha, Marcos Rogério, Mosquini, Capixaba e Garçon, contra apenas dois eleitos com Expedito, que são Mariana e Expedito Neto.

Confúcio venceu na capital,

Expedito no interior.

No dia 26, teremos o tira-teima

As previsões de Expedito e Confúcio - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)