Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Adelino Follador cobra mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia - Por Carlos Sperança


As siglas em formação

Segue a farra da criação dos partidos políticos, formando-se novas legendas sanguessugas do milionário fundo partidário criado para atender a classe política brasileira. São mais 56 partidos em formação e dois eles com os processos prontos para serem julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até outubro e entrarem em condições de disputar as eleições no ano que vem.

Trata-se do Partido da Igualdade criado para defender a causa das pessoas com deficiências físicas e o Muda Brasil (MD), uma linha auxiliar do PR, cujos trabalhos estão bem adiantados. È preciso fazer alguma cosia para coibir tanto exagero de agremiações no País.

Para a criação de novas siglas são necessárias 460 mil assinaturas de apoiamento em 14 estados para um partido ser considerado apto a receber registro e disputar as eleições. No caso do Partido da Igualdade se observa uma mobilização dos deputados federais do Partido da República –PR para atender os requisitos exigidos pela Justiça eleitoral.

O custo Brasil

Adelino Follador cobra mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O custo Brasil subiu aos bilhões para garantir a permanência do mandarim Michel Temer (PMDB) na presidência da Republica com respaldo do Congresso Nacional, mais do que nuca movido a propinas. As articulações do PMDB e seus puxadinhos de saqueadores foram custeadas com recursos que deixaram de ser aplicados em saúde, educação e segurança pública, setores que já entraram em colapso.

 
 

Nas fronteiras

Adelino Follador cobra mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) cobrou mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia. Ele advertiu que tem aumentado o índice de seqüestros e de roubos de veículos no trajeto da Rodovia 421 que liga Ariquemes à Montenegro na região do Vale do Jamari. A região também padece com conflitos agrários que tem gerado um banho de sangue e roubo de gado.

Nome tucano

Adelino Follador cobra mais segurança nas regiões de fronteira em Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Me parece jogo de cena dos tucanos o lançamento da candidatura do ex-prefeito José Guedes ao governo do estado e isto deve ficar mais claro logo adiante já que o PSDB também negocia paralelamente a divulgação do nome de Guedes com outros postulantes ao governo e com isto acaba enfraquecendo seu próprio candidato. Mas, caso não seja teatrinho, eis um bom candidato, experiente e pitoco.


 

Até os carneirinhos

Até deputados considerados mais dóceis estão reclamando das deficiências da saúde no interior do estado, como ocorreu nesta semana com o deputado estadual Só na Bença (PMDB-Pimenta Bueno) da base aliada do governador Confúcio Moura. Ele disse que a gestão da saúde estadual esta deixando a desejar e como conseqüência a população está padecendo com longas filas nas unidades de saúde.

Festival de praia

Cara pálidas, esta voltando o festival de praia de Fortaleza do Abunã no próximo mês de setembro. As Águas do Abunã estão recuando deixando a mostra as areias límpidas daquele balneário.  É uma festa também para os políticos que gostam de acampar com suas teúdas e manteúdas. Em edições anteriores esposas de políticos surpreenderam os maridos com gatinhas. O bicho pegou.



 

Via Direta

***O CIMI cobra ação das autoridades quanto às invasões das terras indígenas em Rondônia *** A luta contra os madeireiros, grileiros e garimpeiros têm sido intensa, mas todas as reservas já sofrem com a espoliação dos recursos naturais *** A vereadora Sheila Cassol deve disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa por Pimenta Bueno e região *** A região de Vilhena deve contar com dois postulantes competitivos a Câmara dos Deputados: Evandro Padovani e Melki Donadon.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)