Quinta-feira, 6 de outubro de 2016 - 21h01
A segurança em colapso
Agora não são apenas os polos regionais mais importantes do estado – Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena – clamando por melhorias na segurança pública. A violência chegou aos pequenos municípios e a zona rural e protestos de rua estão pipocando em todo o estado para que as esferas policiais cumpram o papel de zelar pela paz. A criminalidade urbana se soma as chacinas no campo – Rondônia é o estado campeão do país neste quesito – e neste momento constatamos também a região da Bacia Leiteira diante de operações da Policia Federal para combater grupos de extermínio na grande Jaru.
A violência se alastra do cone sul rondoniense, palco da matança de Corumbiara, ao Vale do Jamari com tantos crimes de pistolagem e ultrapassa as fronteiras do Vale do Guaporé, com invasão de fazendas por bandidos que se fazem passar por sem terra. Alguma coisa precisa ser feita, como na década de 80, quando o governo do estado acionou uma grande ação denominada “Operação Jagunço” que lotou caminhões e de ônibus de tanto malfeitores capturados. Mas cadê um Walderedo Paiva, ou um João Lucena Leal, delegados na era dos pioneiros, para reagir com mão firme contra a bandidagem?
Corrida ao Madeirão
Depois de mais de duas décadas, temos uma nova corrida ao garimpo do ouro no Rio Madeira. Dezenas de garimpeiros de outras cidades do Amazonas e Mato Grosso estão chegando com suas balsas para bamburrar no Madeirão e, com isto aumentar a contaminação com mercúrio de suas águas que começam a subir com as primeiras chuvas de outubro.
A promessa
O marketing político do PSDB em São Paulo e Porto Velho foi tão perfeito que Dória ganhou a parada em primeiro turno e Hildon Chaves assumiu a ponteira em nossa aldeia. Na abertura do segundo turno, no entanto, Hildon esta assumindo um compromisso que outros prefeitos e governadores não deram conta: 100 por cento de água e esgoto na capital.
Mandato tampão
Em consequência dos últimos acontecimentos em Brasília, atingindo a cúpula do PMDB, tudo leva a crer que o candidato preferencial do partido ao senado em Rondônia será o governador Confúcio Moura que inclusive já esta em campanha em todos os quadrantes do estado. A se confirmar a possibilidade o vice Daniel Pereira (PSB) terá um mandato tampão pela frente.
Uma reviravolta
Os partidos da aliança que sustenta a candidatura prefeito do deputado estadual Leo Moraes (PTB), depois de alguns dias em ritmo de “sofrência” se animou, foi à luta e já fala em reviravolta para a eleição do segundo turno. Lembram que na eleição passada, Garçon saltou a frente, mas acabou derrotado pelo segundo colocado do primeiro turno Mauro Nazif.
Papo de jacaré
O Ibope veio com um papo furado para justificar seu erro de quase 20 pontos com relação à colocação do tucano Hildon Chaves no primeiro turno. Ora, quem trabalhou com seriedade no ramo das sondagens eleitorais constatou o efeito manada que estava ocorrendo - e até o surgimento da zebra trotando em Porto Velho.
Via Direta
*** A seca 2016 que afeta tato os estados do Nordeste e Centro Oeste também penaliza municípios no Acre e Amazonas com o abastecimento de água *** O Rio Mamoré na divisa com a Bolívia esta se transformando num cemitério fluvial de carros roubados por traficantes *** A concorrência do comércio de marmitex, a escassez de consumidores e a crise reduziram o preço do bandeco em alguns estabelecimentos até a R$ 7.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us