Quarta-feira, 20 de setembro de 2017 - 21h09
Quem terá razão?
A tendência de esvaziamento populacional de alguns municípios no interior de Rondônia – são quase 20 – vem se verificando desde a década de 90 causando graves prejuízos para as pequenas cidades na distribuição do FPM –Fundo de Participação dos Municípios, recursos importantes para as comunidades interioranas e que vem rareando com a crise instalada no país.
Diante de novas estimativas do IBGE negativas para muitos municípios, a Associação Rondoniense –AROM gritou exigindo uma reavaliação da situação e até com apelação nas barras dos tribunais. Em décadas passadas a gritaria foi à mesma e com raras exceções, quem levou a melhor sobre os prefeitos foi mesmo o IBGE.
O recuo demográfico de algumas cidades rondonienses tem a ver com os pólos regionais de Rondônia, a opção por estudos e a falta de emprego. Neste sentido cidades pólos, como VIlhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho levam a melhor por estarem mais estruturadas e por isso tem crescimento mais regular. Tudo isto tem a ver ainda com a migração interna para Ponta do Abunã e Vale do Guaporé.
Haja partidos
.jpg)
São 35 partidos legalmente constituídos para disputar a eleição de outubro no ano que vem e mais 66 em busca de registro na justiça eleitoral. Acreditava-se que com a reforma eleitoral – ainda emperrada no Congresso – a coisa fosse barrada para economia do bolso do contribuinte e do erário público. A farra dos recursos do fundo partidário deve continuar, mas pode diminuir se for aprovada a cláusula de barreiras.
Se afastando
Constata-se que os partidos ligados ao PT já pensam em lançar candidatos próprios tendo em vista o fragrante desgaste do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com o depoimento de ex-aliados como Antonio Palocci. O PDT já tem o seu, que é o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, agora já se fala no PC do B. As siglas pensam no seu próprio umbigo para as eleições do ano que vem.
Chapa de Maurão
Com a chapa em formação, o deputado Maurão de Carvalho, presidente da Assembléia Legislativa e pré-candidato ao governo busca um vice na capital ou em Ji-Paraná. Mas tem gente querendo demover Maurão da candidatura ao governo de Rondônia para uma nova disputa a reeleição no ano que vem. O parlamentar não quer nem saber de ouvir este tipo de conselho.
O Quadrilhão
.jpg)
A pecha de “quadrilhão do PMDB”, para os caciques do partido envolvidos na Operação Lava Jato está causando sérios prejuízos morais e eleitorais para a agremiação liderada no estado pelo senador Valdir Raupp. Com isto tem deputado e possíveis postulantes a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados pensando em debandar para outras legendas.
A infra-estrutura
.jpg)
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) presidiu reunião da Comissão de Infraestrutura na terça-feira no Congresso. Ele voltou a falar dos gargalos logísticos enfrentados pelo estado de Rondônia, pediu celeridade nas obras da rodovia 319, exigiu que dentro da licitação da BR 364 fosse incluída a duplicação nos principais centros urbanos e celeridade nas obras da ponte que liga Rondônia ao Acre.
Via Direta
*** Impressiona como aumentou os crimes de pistolagem em Porto Velho, algo muito comum na região de Ariquemes, no Vale do Jamari *** A saúde continua precária na capital, as reclamações são generalizadas em vários postos de saúde da municipalidade *** O inverno começa a dar os primeiros sinais e deve interromper muitas obras das esferas municipais, estaduais e federais *** A começar pelo DNITT que nos primeiros pingos de chuva já abandona tudo...
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)