Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 - 05h01
A justiça aperta
Com as regras eleitorais cada vez mais rígidas para a classe política, desde 2012, a última eleição municipal, o Brasil teve 142 prefeitos condenados e retirados do cargo pela justiça e outros 99 embora condenados se mantém no posto com liminares e recursos. Trata-se, conforme levantamento do G1, de um prefeito cassado a cada oito dias no Brasil.
Como em todo Pais, Rondônia vê dúzias de prefeitos e ex-prefeitos enrascados com a justiça. Só em 2016 vários deles foram penalizados por malversação, sobrepreço, etc, etc. O último, nesta semana, foi o prefeito Deoclesiano em Corumbiara
Não é surpresa nenhuma o que tem ocorrido com os prefeitos. Há uma década a Controladoria Geral da União – CGU fiscaliza as municipalidades e raramente algum prefeito se salva. Toda sorte de pilantragens são descobertas, sendo as mais comuns na construção de estradas, pontes, desvios de recursos da merenda e transporte escolar, notas frias de oficinas e tem até o pãozinho é superfaturado.
E a falta transparência nos portais das prefeituras mostra claramente que a estratégia de muitos prefeitos é de tentar esconder suas patifarias.
Golpe de mestre
O ex-senador Expedito Junior montou supostamente um golpe de mestre na política. De um lado continuará na oposição, sendo tucano; do outro colocou seu filho, o deputado federal Expedito Neto no PSD, partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff com direito a benesses e cargos federais em Rondônia. É uma família política Frankstein, com pedaços tucanos e retalhos governistas.
Plano Temer
O Plano Temer, denominado pomposamente de “Uma Ponte Para o Futuro” se apresenta coerente e com projetos exeqüíveis, como foi mostrado no programa nacional em horário gratuito. O que não é coerente é o partido tentar ocupar o papel de oposição, já que é uma legenda governista com o vice-presidente e tudo - e lotada de ministros. Por isto é tão responsável como o PT pela situação lamentável do País.
Guaíba e Madeirão
O ex-senador Odacir Soares que luta para ser o candidato a prefeito do PP em Porto Velho – depende de ser aprovado ou não pelo cacique Ivo Cassol e é mais provável que ganhe um pé- esta concluindo sua plataforma eleitoral de campanha. Chama atenção sua proposta da instalação de barreiras de contenção na orla do Rio Madeira, nos moldes do que foi feito em Porto Alegre, no Rio Guaíba.
Nas visitações
É justo que os deputados estaduais participem das visitações do governador Confúcio Moura, de Calama a Cabixi, principalmente aqueles da base aliada. No entanto, o pedido do deputado Laerte para que nos dias de sessões legislativas o governador deixe de cumprir sua agenda de trabalho porque os deputados estão em sessão é descabida. Ora, então o governador deixa de trabalhar nas terças e quartas feiras e fica a espera dos deputados?
Calçada da fama
Passei na calçada da fama da capital ontem e fiquei perplexo com o numero de estabelecimentos comerciais naquela região com placas de vende-se e aluga-se. Durante décadas ali na Pinheiro Machado, rolava o grande point de bares e restaurantes da cidade e agora com a recessão, a quebradeira esta grande. Avenidas comerciais como a Sete de Setembro e a Jatuarana também estão com muitas lojas fechadas.
Via Direta
***Aumenta o numero de distratos a pedido de compradores de apartamentos em Porto Velho *** Muita gente comprou na alta acabou levando prejuízos com as reduções de preços ocorridos com os descontos das construtoras *** Na falta de empregos em Porto Velho, milhares de pessoas se atiram as ruas para vender lanches pelas esquinas, quinquilharias e cosméticos de porta em porta *** È a crise chegando, torcida brasileira.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b