Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A Câmara Municipal de PVH vivencia a crise das crises


Os supersalários

Finalmente o Congresso Nacional se volta à investigação dos supersalários na vida pública, uma maracutaia presente em todos os Estados, inclusive na própria Câmara dos Deputados e Senado. A comissão Especial Extrateto, que investiga a existência de salários acima do teto constitucional no serviço publico, promove audiência nesta terça-feira à tarde, com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique Oliveira, para debater o assunto.

Também foram convidados para a audiência, conforme informa a Agência Senado, a presidente da Associação dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cavalcanti; o presidente da Associação dos Magistrados brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa; e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, entre tantas outras autoridades.

A Comissão que investiga os supersalários em toda a máquina publica foi criada por iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e tem como relatora a senadora Katia Abreu (PMDB-TO). Ela acredita que o relatório da proposta será votada até o próximo dia 23.

Longa espera

Toda classe política e a própria população esperam definições nesta semana a respeito do secretariado do prefeito eleito, Hildon Chaves (PSDB). O planejamento da futura gestão de Porto Velho já trabalha com a possibilidade de um plano emergencial (para o eterno problema das alagações) e de reforços na Defesa Civil diante da possibilidade de uma nova enchente.

Uma bofetada

O senador Álvaro Dias (PV-PR) lamentou no final de semana o fato de o Senado não incluir na pauta de votação em plenário o projeto do fim do foro privilegiado das autoridades, cuja proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Ele vê na medida uma bofetada na cara da impunidade. A medida atinge deputados, senadores, ministros e o presidente da República.

Crise da crise

A Câmara Municipal de Porto Velho vivencia a crise das crises. Depois de gastos abusivos nos últimos anos, a Casa de Leis não tem recursos sequer para quitar a dívida com os servidores demitidos, uma exigência da Justiça, de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal. E mesmo sem dinheiro, os vereadores só pensam no próprio umbigo: aumentar os próprios salários.

Operação Natal

Com o propósito de minimizar os efeitos da criminalidade em Porto Velho, a Polícia Militar desencadeia a Operação Natal, reforçando o contingente nas ruas, principalmente nos centros comerciais (Jatuana, Amador dos Reis, Carlos Gomes e 7 de Setembro) e pontos críticos de incidência de roubos, assaltos, homicídios, etc. Espera-se que a Polícia Civil também reforce as ações neste fim de ano.

Para esquecer

O ano de 2016 vai terminando e é um ano para esquecer. Grandes tragédias, crise econômica, desemprego. Nunca se estuprou, roubou e assaltou tanto em Porto Velho. Também nunca se rapinou tanto em Rondônia, nunca se prendeu tanto prefeito e vereador ladrão. Nunca se fez tantas operações policiais para prender corruptos. Que 2017 seja mais aprazível…

Via Direta

*** O PSDB de Rondônia terá encontros regionais em dezembro e janeiro para receber novos quadros em Ji-Paraná e Vilhena *** As promessas das barreiras de contenções no rio Madeira se transformaram em brisa e estão cada vez mais distantes por falta de recursos *** Na verdade, a União só manteve o compromisso de construir moradias para os flagelados em Porto Velho…

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)