Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A Câmara Municipal de PVH vivencia a crise das crises


Os supersalários

Finalmente o Congresso Nacional se volta à investigação dos supersalários na vida pública, uma maracutaia presente em todos os Estados, inclusive na própria Câmara dos Deputados e Senado. A comissão Especial Extrateto, que investiga a existência de salários acima do teto constitucional no serviço publico, promove audiência nesta terça-feira à tarde, com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique Oliveira, para debater o assunto.

Também foram convidados para a audiência, conforme informa a Agência Senado, a presidente da Associação dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cavalcanti; o presidente da Associação dos Magistrados brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa; e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, entre tantas outras autoridades.

A Comissão que investiga os supersalários em toda a máquina publica foi criada por iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e tem como relatora a senadora Katia Abreu (PMDB-TO). Ela acredita que o relatório da proposta será votada até o próximo dia 23.

Longa espera

Toda classe política e a própria população esperam definições nesta semana a respeito do secretariado do prefeito eleito, Hildon Chaves (PSDB). O planejamento da futura gestão de Porto Velho já trabalha com a possibilidade de um plano emergencial (para o eterno problema das alagações) e de reforços na Defesa Civil diante da possibilidade de uma nova enchente.

Uma bofetada

O senador Álvaro Dias (PV-PR) lamentou no final de semana o fato de o Senado não incluir na pauta de votação em plenário o projeto do fim do foro privilegiado das autoridades, cuja proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Ele vê na medida uma bofetada na cara da impunidade. A medida atinge deputados, senadores, ministros e o presidente da República.

Crise da crise

A Câmara Municipal de Porto Velho vivencia a crise das crises. Depois de gastos abusivos nos últimos anos, a Casa de Leis não tem recursos sequer para quitar a dívida com os servidores demitidos, uma exigência da Justiça, de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal. E mesmo sem dinheiro, os vereadores só pensam no próprio umbigo: aumentar os próprios salários.

Operação Natal

Com o propósito de minimizar os efeitos da criminalidade em Porto Velho, a Polícia Militar desencadeia a Operação Natal, reforçando o contingente nas ruas, principalmente nos centros comerciais (Jatuana, Amador dos Reis, Carlos Gomes e 7 de Setembro) e pontos críticos de incidência de roubos, assaltos, homicídios, etc. Espera-se que a Polícia Civil também reforce as ações neste fim de ano.

Para esquecer

O ano de 2016 vai terminando e é um ano para esquecer. Grandes tragédias, crise econômica, desemprego. Nunca se estuprou, roubou e assaltou tanto em Porto Velho. Também nunca se rapinou tanto em Rondônia, nunca se prendeu tanto prefeito e vereador ladrão. Nunca se fez tantas operações policiais para prender corruptos. Que 2017 seja mais aprazível…

Via Direta

*** O PSDB de Rondônia terá encontros regionais em dezembro e janeiro para receber novos quadros em Ji-Paraná e Vilhena *** As promessas das barreiras de contenções no rio Madeira se transformaram em brisa e estão cada vez mais distantes por falta de recursos *** Na verdade, a União só manteve o compromisso de construir moradias para os flagelados em Porto Velho…

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)