Terça-feira, 7 de junho de 2016 - 21h50
A crise e os jovens
Ainda na segunda-feira o prefeito Mauro Nazif (PSB) enfatizou, durante encontro na Fecomércio, onde tratou de um projeto para revitalização das ruas centrais, que a cidade de Porto Velho é um pólo gerador de empregos. Do lado do governo, o próprio governador Confúcio Moura, diante de pesquisa do IBGE, comemora o fato de Rondônia integrar os três estados com menor índice de desemprego do País.
Até é possível concordar que a recessão atingiu em menor proporção o interior do estado, aonde a força do agronegócio segura às pontas e as feiras agropecuárias tem mostrado esta pujança. As rodoviárias dos colonos, com grande fluxo, lotam os estabelecimentos comerciais em pólos regionais duas vezes por semana.
No entanto, na capital o desemprego campeia e não se vê este pólo gerador de empregos citado pelo prefeito. Muito contrário, já existe um verdadeiro desespero em segmentos como a construção civil e até no comércio lojista se constata o fechamento de tantas portas. Mas é no segmento jovem que a crise vem mais aguda. Nossa juventude é a grande prejudicada pela recessão atingida profundamente pela falta de postos de trabalho.
Pele de cordeiro
Lobo vestido em pele de cordeiro, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo corre as igrejas evangélicas pregando a palavra de Deus aos crentes mais incautos. Em suas pregações ele se compara a José, do Egito, que depois de tanto sofrimento e até ser preso, voltou por cima e se tornou governador. É um projeto político em andamento que tem como estratégia apoiar filhos de pastores a vereador em Porto Velho e no Cone Sul.
Segue a campanha
Mesmo condenado pelos malfeitos com vários de seus secretários, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) segue sua agenda de reuniões de pré-candidato. Impressiona sua recuperação com o eleitorado já que mesmo enlameado até o talo pela mídia, mantém a segunda posição nas primeiras pesquisas eleitorais. Se o PT não estivesse tão sujo e a justiça tão atenta, com certeza emplacaria mais um mandato.
Os conflitos
Seguem os conflitos agrários na região do Vale do Jamari, a mais atingida por disputas de terras no estado de Rondônia e que coloca nosso estado como líder no quesito de homicídios no campo em todo o País. Como o Programa Terra Legal não tem atendido as necessidades – é moroso e tem expedido poucos títulos de propriedade – a tendência é que as pelejas sangrentas, as vezes até com chacinas, continuem na região de Ariquemes.
Plano Diretor
Ao final da Conferencia da Cidade no final de semana com a participação de segmentos importantes da comunidade, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Porto Velho Jorge Elarrat anunciou que as conclusões do evento serão incluídas no Plano Diretor de 2018. O atual plano, como se sabe, esta bem defasado. Foram três dias de discussões, palestras e propostas condensadas num documento único.
Cadê os recursos?
A principal proposta aprovada ao longo da Conferencia da Cidade é a reconstrução das comunidades afetadas pela enchente histórica de Porto Velho no ano de 2014. Por outro lado, ainda não se sabe com que recursos os trabalhos serão implementados já que o governo federal caloteou a liberação de verbas e a prefeitura enfrentou sozinha, no osso do peito, a recuperação de Porto Velho nos últimos dois anos.
Via Direta
.jpeg)
*** No ranking nacional de estupros, o estado de Rondônia ocupa a quarta posição *** E em Porto Velho, onde rola solta a violência contra a mulher, a situação é mais crítica ainda *** Trocando de saco para mala: a falta de fichas limpas para celebrar alianças e ocupar cargos não atinge apenas o interino Michel Temer, na esfera nacional ***
.jpg)
Em Rondônia existe fartura de fichas sujas aliados nas esferas municipais e estaduais *** A bandeira da moralidade fica difícil de ser hasteada por candidaturas chapa branca na atualidade.
.jpg)
.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)