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Carlos Henrique

Iluminação da BR-364



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Um problema tem desafiado a inteligência de algumas das mentes presumivelmente mais preparadas para gerir o desenvolvimento de Porto Velho (As pessoas responsáveis pelo problema chegaram a ele por eleição, nomeação, licitação ou concurso). Mas, de volta ao assunto, a questão da iluminação pública da BR-364 no movimentado trecho entre Candeias e Unir tem, sim, solução. Basta procurar no Google. Está lá escrito e fotografado que a BR-040, uma das rodovias mais importantes do país, tem iluminação sustentável mantida a energia solar, num trecho de 180,4 quilômetros, entre o município de Duque de Caxias e o distrito de Barreira do Triunfo em Juiz de Fora, na saída para Belo Horizonte. Custo total: R$ 4,8 milhões. Basta uma emenda parlamentar.
 
Acompanhei, na Assessoria do DNIT, a repetição dos roubos de fios da rede de iluminação do trecho duplicado da BR-364. Somente a empreiteira Camter foi obrigada a refazer a instalação por diversas vezes, a ponto de adotar a estratégia de fazer a entrega do trecho à Prefeitura à noite. A instalação foi refeita, os representantes da Prefeitura foram chamados e aí mandaram acender tudo. “Conferido? Sim? Então assina aqui que o problema a partir de agora é de vocês” – disse o então diretor da Camter em Porto Velho, engenheiro Márcio Nardelli. Logo depois disso, os fios foram novamente roubados. De nada adiantou a concretagem da tubulação: os ladrões faziam um buraco ao pé dos postes, cortavam os fios, amarravam na traseira de uma camionete e arrancavam tudo. Imagino que façam isso até hoje. Não há polícia que dê jeito.
 
Matéria produzida pela jornalista Ivana Varela da Procel Info  – diz que a BR-040 foi a primeira rodovia brasileira a receber a concessão de uma rede de iluminação toda abastecida por energia solar. O Projeto de Iluminação Sustentável foi executado pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer) com o principal objetivo de aumentar a segurança para usuários de uma das mais importantes rodovias federais do Brasil, valendo-se do emprego de recursos tecnológicos capazes de conjugar alta eficiência na prestação do serviço com o consumo inteligente de energia.

As luminárias ecológicas abrangem 180,4 quilômetros de extensão da rodovia, que vai do km 102 de Duque de Caxias até a Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. Esse trecho é a principal ligação viária entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo outros oito municípios, uma população superior a oito milhões de habitantes e entroncamentos com outras rodovias importantes, como a BR-116, BR-393, Linha Vermelha e Avenida Brasil, entre outras. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o trecho sob concessão é uma das principais rotas de escoamento da produção em território fluminense. 

Ao todo foram instalados 188 novos postes com luminárias sustentáveis e ecologicamente corretas. A rodovia passou a contar com uma rede de iluminação a LED, mantida exclusivamente com dispositivos independentes de energia solar em tempo integral. Essa tecnologia garante menos emissão de CO2 na atmosfera. O Projeto representou mais um investimento da Concer em segurança, eficiência, economia e sustentabilidade com soluções ecologicamente corretas. Foram investidos R$ 4,8 milhões no Projeto, cuja revisão ficou a cargo da Optoma LED e da Kyocera, líder mundial em tecnologia de geração de energia por luz solar. O início da operação aconteceu entre agosto e dezembro de 2011, e encontra-se em pleno funcionamento desde então.

 A tecnologia LED, usada na nova rede de iluminação da estrada reduz em 75% o consumo de energia, contribuindo significativamente para uma redução de gás carbônico na atmosfera. Uma vez em funcionamento, o conjunto de luminárias ecológicas da rodovia passou a consumir 14.000 watts/h de energia alternativa e não poluente, segundo estimativas fornecidas pelo fabricante. Se fosse empregada iluminação convencional, o consumo seria equivalente a mais 56.000 watts/h do sistema energético brasileiro. Para a Concer, a rede de iluminação adotada, se caracteriza pela autossuficiência. Segundo a Assessoria de Imprensa da empresa, “Ao mesmo tempo em que se mantém por meio de uma fonte de energia limpa, gratuita e renovável, sem gerar impacto ao meio ambiente, a rede desonera a matriz energética nacional”. 

Outro aspecto importante segundo a Concer, está no fato de que cada um dos 188 pontos de iluminação funciona de forma independente. “Como o sistema dispensa o uso de fiação, sua instalação e manutenção tornam-se mais fáceis”. A nova rede também enquadra-se em total conformidade com os padrões governamentais de sustentabilidade. A nova redeaumentou o grau de segurança viária de trechos importantes, cujas características físicas e operacionais exigem, principalmente, a redução de velocidade do tráfego que precisa utilizar baias, acessos, saídas, retornos, travessias de pedestres, passagens subterrâneas e trevos existentes ao longo da rodovia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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