Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

C. H. ANGELO

Idiota litúrgica - Por Carlos Henrique


 Gente de Opinião

Ao receber Joesley Batista, personagem heróico no remake do folhetim "O rei do gado", que a Globo sonha em exibir em novo horário, na sessão do "Já vai tarde" - com participação especial de Rodrigo Janot, Edson Fachim e Carmem Lúcia, figuração do Congresso e de todo o PT - o presidente Michel Temer incorporou a idiotia à liturgia do cargo.
 
E Rodrigo Maia, ávido por credenciar-se à titularidade da presidência e levado no bico pela Globo, que certamente lhe terá prometido apoio à reeleição em troca de alguns "pequenos favores", já demonstra possuir virtudes capazes de qualificá-lo como um idiota completo. Não é que o infeliz pimpolho publicou no Twitter, logo após a vitória da reforma trabalhista no Senado, que “A Câmara não aceitará nenhuma mudança na lei. Qualquer MP não será reconhecida pela Casa”?
 
Será que ele não sabe que medida provisória independe de reconhecimento da Câmara? Os deputados podem, em votação no Plenário, aprovar ou rejeitar a MP. Mas desconhecer, somente o imbecil. Pode ser, claro, que ele está convencido de que imbecis somos todos nós.
 
Para quem não sabe, Idiotia é, para a psiquiatria, o grau mais elevado da tríade oligofrênica, e os indivíduos portadores possuem o menor grau de desenvolvimento intelectual. A palavra idiota, do do grego idiótes, referenciava-se originalmente apenas ao homem privado em oposição ao homem de estado. Está lá, na Wikipédia.
 
Julian de Ajuriaguerra  definiu a idiotia como uma forma grave de dano cerebral que deixa o indivíduo com comportamentos equivalentes ao de uma criança com dois anos (idade mental), situando-se na escala de QI com valores iguais ou inferiores a 20. Ele foi além, ao comparar o sistema nervoso do idiota completo, em situação de inferioridade ao muitos animais, tais como répteis, com quem podem ser comparados em relação ao volume ou relação massa cerebral/massa corporal e complexidade do sistema nervoso.
 
Como se pode observar, o termo ajusta-se à perfeição às atitudes de ambas as figuras nesta crise. Por isso a Globo se sente capaz de lhes passar "no beiço".

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre C. H. ANGELO

Perfil do eleitor - Por Carlos Henrique

Perfil do eleitor - Por Carlos Henrique

Arrisco-me a parecer preconceituoso, mas a realidade brasileira é a que estampa o vídeo que circula no zap, generosamente enviado pelo amigo Leo Ladei

Roda de chorinho na calçada do Buraco do Candiru

Roda de chorinho na calçada da Confraria do Buraco do Candiru.

BLOG DO CHÁ: Discussões etéreas - Por Elton Assis

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Elton Assis*   No momento em que as autoridades se dedicam a discussões etéreas e rarefeitas sobr

Catástrofe anunciada. Lago Maravilha: destruição e morte no Madeira - Por Carlos Henrique

Catástrofe anunciada. Lago Maravilha: destruição e morte no Madeira - Por Carlos Henrique

  Texto - Carlos Henrique Angelo Fotos - Marcos Grützmacher  Não é previsão catastrofista. Mas também não são necessários bola de cristal, dotes mediú