Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Saque das contas do FGTS para pedidos de demissão


Saque das contas do FGTS para pedidos de demissão - Gente de Opinião

Não é de hoje que os trabalhadores do setor privado clamam individualmente e por meio dos seus sindicatos e centrais que o governo possa liberar os saldos de contas do FGTS também no momento em que o trabalhador pede demissão.

As razões para que um ente produtivo cesse o contrato de trabalho são inúmeras, mas na Lei, desde sempre reza que o trabalhador apenas faz uso do direito do saque se for demitido sem justa causa.

Há alguns anos veio alguma flexibilização, mas como consta no projeto de Lei do Senado nº 392 de 2016 de autoria da senadora do MDB/ES Rose de Freitas é interessante e inovador - ao menos para o consumo.

Particularmente eu acredito que essa poupança "forçada" prevista de maneira inteligente no sistema jurídico nacional poderia ser para empregados públicos e privados (unificação de regras) e reduzir sua alíquota para 5,00% e ademais ser utilizada exclusivamente para o patrimônio e nunca para o consumo das famílias beneficiadas.

Outra coisa que poderia ser colocada neste ou em outro PL (projeto de Lei) seria que todo trabalhador do setor produtivo que tenha mais de 07 (sete) anos de contribuição pudesse fazer o saque automático, mas apenas e tão somente para: aquisição de veículos leves; aquisição de terrenos urbanos e rurais; e para a construção ou a reforma de sua unidade habitacional.

Isso traz movimentação na microeconomia e resguarda o patrimônio das famílias.

 

No entanto, o interessado, no caso de um possível texto de um possível novo PL, teria que apresentar na CEF o seu projeto para uma dessas finalidades com antecedência minima de 100 dias da data de aniversário do 72º depósito do contrato de trabalho.

 

FGTS para consumo não é uma ideia salutar.

 

Graça e paz.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Mensagem aos gestores públicos do Brasil

Mensagem aos gestores públicos do Brasil

Há no livro sagrado uma passagem onde o servo de Deus: Jó e seus três amigos discorrem sobre tudo e sobre si mesmos como homens justos e sábios, às ve

Palavra do Santo Livro da Vida aos mandatários

Palavra do Santo Livro da Vida aos mandatários

Em todo o mundo católico ontem, domingo, dia do Senhor, ouvimos essa palavra que ao ser analisada com carinho, dá-nos mais uma vez a lição que vem do

Grupo de empresários de Rondônia tem nova agenda em Brasília

Grupo de empresários de Rondônia tem nova agenda em Brasília

O grupo de Empresários e lideranças dos diversos setores produtivos de Rondônia já está buscando nova agenda no Distrito Federal. Desta vez as reuniõe

Representantes do setor produtivo reúnem com o presidente Bolsonaro

Representantes do setor produtivo reúnem com o presidente Bolsonaro

Aqui no estado as lideranças dos diversos segmentos empresariais apontaram desde o mês de fevereiro em reuniões com o governador Marcos Rocha diversos