Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Manter as exportações e incrementar novos produtos - Por Aroldo Vasconcelos


Manter as exportações e incrementar novos produtos - Por Aroldo Vasconcelos - Gente de Opinião

Bom dia a todos os nossos leitores do jornal Gente de Opinião, grasso que tenha sido um mês de outubro muito determinante para todos e que possamos ter um final de 2018 cheio de boas lembranças, um saldo positivo de humanidade e aprendizado e que possamos nos renovar para os projetos de futuro.

Sobre esse ultimo, gostaria de hoje falar um pouco mais sobre o futuro da agropecuária de nossa amada Rondônia.

Sobre esse tema da economia rural temos conversado um pouco desde o ano de 2014, não é mesmo?

Pois bem, de posse dos números, e, fazendo uma analise simplificada dos níveis de produção e de exportação de Rondônia nos últimos seis anos, é correto afirmar que os próximos governantes, o nosso governador eleito Marcos Rocha e sua equipe podem ter os olhos fixos na manutenção dos níveis atuais e, também que devemos perceber investimentos em novos produtos desse setor.
 
Gostaria de chamar a atenção para um bom programa de efetivo apoiamento a piscicultura e a suinocultura.

Isso mesmo. Rondônia tem muitas propriedades dedicadas ao peixe e pouca expressão em agregamento de valor e no caso dos suínos, precisamos elevar metas para os próximos quatro (04) anos posto que o consumo interno é de apenas 5 (cinco porcento) da demanda, sendo que compramos carne suína de MT, PR, AC, SC, MS e SP.

Olha ai o campo aberto para os produtores, projetistas, bancos públicos e privados.

Além desse consumo interno, em breve peixes e suínos podendo ser processados, certamente que vão elevar as vendas externas.

O mundo também quer consumir nosso peixe e nosso suíno.

Vamos então aos planos de governo, e ao exercício das negociações em relação ao PPA, fazendo os devidos investimentos em 2019 e 2020 por intermédio da atual secretaria SEDI e da conhecida e atuante SEAGRI.

Outra coisa que pode ser colocada em prática nos próximos anos em Rondônia, com o incentivo do governo do Estado é um bom programa de agro industrialização associativa, juntar a agricultura familiar em associações e cooperativas.
Tem muita gente boa no setor público e também no setor privado que conhece bem essa estratégia.

Vamos copiar os estados do sul e o próprio Goiás.

Pois é um fato que a estrutura fundiária de Rondônia é bastante propícia a esse modelo de produção e comercialização.

Graça e Paz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Consorcio Amazônia Sustentável do Brasil vai decolar?

Consorcio Amazônia Sustentável do Brasil vai decolar?

Janeiro já está caminhando para o final e até ontem nenhum dos governadores dos 09 (nove) estados que formam o Consorcio Amazônia Sustentável do Brasi

Três pensamentos e um pedido para 2019

Três pensamentos e um pedido para 2019

Nas primeiras horas de todo ano novo, tem muita gente que acredita em simpatias, faz parte do nosso jeito de ser brasileiro; eu também acredito, por i

Saque das contas do FGTS para pedidos de demissão

Saque das contas do FGTS para pedidos de demissão

Não é de hoje que os trabalhadores do setor privado clamam individualmente e por meio dos seus sindicatos e centrais que o governo possa liberar os

Dados gerais sobre as organizações da sociedade civil no Brasil e Rondônia

Dados gerais sobre as organizações da sociedade civil no Brasil e Rondônia

De acordo com o instituto IPEA em seu documento editado e divulgado recentemente, conhecido como perfil das organizações da sociedade civil do Brasi