Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Investir no setor rural é garantia de saída da atual crise


 
O agronegócio, em meio a crise politica, a crise fiscal e a crise econômica brasileira, continua em 2016 velejando bem, apesar do mar revolto; continua rendendo divisas ao país e sinalizando com crescimento real em produção, para o alivio do executivo, dos poderes constituídos e da sociedade brasileira. E não à toa a gigante Globo tem veiculado slogan sobre o Agro em horario nobre. Talvez patrocinado pela CNA, mas certamente que fazendo justiça ao agricultor e pecuarista de todos os matizes. Isso nos conforta como cidadãos ‘e verdade, mas cabe aos governos estaduais e a própria União ter uma clara politica de incentivos para a produção agropecuária neste final de década para que o mundo ao comprar nossos produtos possa receber qualidade, perenidade e diversidade pelo preço justo.

Aproveitar o momento de aprovação em todos os estados do orçamento público para 2017 e no ano que vem as revisões de PPA – Plano Plurianual de Investimentos é uma forma de honrar esses produtores com mais do que propagandas e medalhas de honra ao mérito.

Promover a redução de despesas em áreas de menor importância e criar mecanismos de fomento e apoio racional ao setor rural e mesmo estratégico para que o Brasil possa vencer a crise porque passa atualmente; medidas duras e visão de futuro e mesmo uma receita ortodoxa, remédio amargo, mas de resultado em médio prazo.

Mesmo em meio a turbulência no campo politico e institucional, alguém precisa divisar os meios de garantir nos próximos cinco anos o desempenho e os resultados do setor que vem dando show de produtividade, perenidade e diversidade nos contratos com o resto do mundo: o agronegócio salva a balança comercial do pais desde 2013, mas precisa agora de fomento e de apoio de pequenos investimentos. Investimentos que jamais podem ser encarados como despesas, pois trazem o necessário e bem-vindo retorno econômico em curto e médio prazos.

Os prazos legais para a revisão e a devida aprovação da LOA em todos os estados está à porta, mês de dezembro, portanto mãos à obra.

Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira
Economista

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Legislação específica para servidores temporários no Brasil

Legislação específica para servidores temporários no Brasil

Meus caríssimos amigos e amigas leitores da minha coluna no Gente de Opinião, havia dias que eu não manifestava temas aqui, mas as redes sociais e o t

Política Nacional de Manutenção das Estruturas de Estado

Política Nacional de Manutenção das Estruturas de Estado

O Brasil é uma república federativa composta por 26 estados membros e um Distrito Federal (DF) como reza na atual Constituição da República Federati

Qual o valor do agronegócio para o Brasil?

Qual o valor do agronegócio para o Brasil?

O agronegócio segue confirmando o quanto é importante para a economia brasileira. No final da década passada (2020) vários artigos de vários jornais

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Pessoal, caros amigos e amigas, irmãos e irmãos, colegas e caminhantes; gostaria de sua atenção por seis ou sete minutos, é o tempo de ler essa mens