Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Investimentos públicos para o ano de 2020


Investimentos públicos para o ano de 2020 - Gente de Opinião

Hoje, dia 24 de outubro, de acordo com o cronograma de atividades do PLOA (projeto de Lei do Orçamento Anual para 2020) é o ultimo dia para apresentar Minuta da LOA 2020, para a devida analise, discussões e sugestões de alterações pela sociedade.

O governo do estado de Rondônia, por intermédio da sua secretaria SEPOG recebe até esta data sugestões de adequação do PLOA 2020 em função da Audiência Pública e sugestões encaminhadas por e-mail.

Utilização das sugestões e alterações enviadas para o e-mail [email protected] e definidas na Audiência Pública.

Após isso, o Poder Executivo do estado, por meio da diretoria de técnica legislativa da Casa Civil, a chamada DITEL, fará o devido encaminhamento para a assembléia legislativa de Rondônia.

Lá, na Casa do Povo, haverá a apreciação e análise pelos parlamentares para aprovação da Lei que entrará em vigor no primeiro dia útil de 2020, selando o futuro de mais de R$ 9 bilhões de reais para a manutenção da máquina pública, seus programas e projetos para o provimento de politicas públicas de saúde, educação, segurança, garantia de trabalho, emprego e renda, incentivos fiscais ao mercado, apoio a ciência e tecnologia, ao desporto e outras ações complementares, além, é lógico dos pagamentos a servidores, terceirizados, comissionados e seus contratos já firmados, bem como os milhões de débitos contraídos ao longo dos exercícios anteriores.

Muito bem.

Analisando os números ao longo dos meses de setembro e neste mesmo de outubro, conseguimos visualizar que o novo governo estadual promoveu ajustes e reformulações em seu planejamento orçamentário, inclusive reduzindo fortes percentuais em unidades orçamentárias como a saúde (unidades executivas como os hospitais, o Cemetron e a Fhemeron); também na secretaria de agricultura e EMATER e outras unidades da administração direta e indireta.

É prudente fazer os devidos questionamentos.

Posto que ano que vem será o primeiro ano preparatório da próxima década, onde esperamos que a administração pública possa vislumbrar os devidos investimentos (ainda que pouco percentual) nos setores constitucionais da saúde e educação, bem, como de segurança pública, mas sobremodo apoiar o empreendedor e o trabalhador, sem os quais não existe efetivamente arrecadação.

É uma possibilidade, alentar e apontar como sociedade civil organizada para os representantes do povo, na ALE-RO a importância de reservas de investimento por exemplo na recuperação de solos degradados, nos programas estaduais de apoio a associações rurais, e cooperativas, bem como investir em projetos de agroindústrias que processem e agreguem valor aos inúmeros ativos primários de Rondônia.

Lembrando que desde 2012 o agronegócio cresce e aparece ano a ano como recordista em produção e arrecadação de impostos.

Investir na galinha dos ovos de ouro, elementar meus caros, elementar e necessário para a manutenção dos atuais níveis de crescimento.

Graça e Paz

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Grande amigo doutor Márcio Melo, combateu o bom combate!

Grande amigo doutor Márcio Melo, combateu o bom combate!

Essa pandemia dos diabos, esse vírus chinês, esses desencontros políticos, esses protocolos demorados, essa crise de atendimento na saúde, essa crise

Agência Estadual AGERO realiza fiscalização

Agência Estadual AGERO realiza fiscalização

Na estrutura do Poder Executivo existe uma Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia conhecida desde 2015 como AGERO

Como será o novo mapa das desigualdades em 2020

Como será o novo mapa das desigualdades em 2020

Esses dias, em uma de minhas pesquisas, fiz uma comparação dos dados do IBGE, do IPEA e outros organismos internacionais, entre esses, o que mede o

Proposta social para um Brasil melhor em 2020

Proposta social para um Brasil melhor em 2020

Domingo, dia do Senhor, desejo a todos os meus leitores uma semana cheia da graça e de bênçãos, saúde, paz e solidariedade.No fechamento do mês do m