Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

GOVERNO FEDERAL PRECISA REVOGAR A LEI DE GÉRSON


GOVERNO FEDERAL PRECISA REVOGAR A LEI DE GÉRSON - Gente de Opinião

Domingo, dia 10, segundo do mês de Março do ano da Graça de 2019 gostaria de falar com os meus leitores sobre as propostas do Poder Executivo que já circulam pelas inúmeras comissões parlamentares no congresso nacional, todas essas propostas ainda tem um desafio: revogar a Lei de Gérson.

Existe a Lei de Murphy, conhecida em todo o mundo civilizado - segundo esta, se algo pode dar errado, algo dará errado. 

No Brasil, existe a Lei de Gérson

Segundo ela, se algo pode dar errado, não tem problema, pois mesmo que der errado, a gente dá um jeitinho de fazer parecer certo. 

Gérson de Oliveira, jogador de futebol fez uma peça publicitaria para uma marca de cigarros em 1976 foi quem ficou com a fama pela frase que balizou o jeitinho brasileiro, mas o fato é que a maioria do povo já se beneficiou com tal lei e ainda se gaba por ser mundialmente famosos por isso.

Naquela peça publicitária, o jogador fala sobre as vantagens do cigarro e pronuncia a seguinte frase: "É gostoso, suave e não irrita a garganta". Gérson, no final da fita dá um sorriso malandro e solta a última e infeliz frase da propaganda: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?". Desta forma, sintetizou de uma vez só o jeitinho brasileiro de fazer o errado parecer certo.

Muito bem; com essa introdução pretendo apenas raciocinar com todos vocês sobre os desdobramentos famigerados desse tipo de pensamento que promove o arraso da maquina estatal e que no serviço público federal e em outros meios sociais é conhecido como corporativismo - onde uma parcela (casta social) se apodera de sua condição de comando, "cuidando" sempre melhor de seus interesses particulares do que dos interesses do coletivo (privado em detrimento do publico).

Desde de 1988 com a promulgação da Carta Magna (CF) o que vemos é a aplicação direta desse principio da Lei de Gérson em muitos assuntos da República.

Ao longo de trinta anos, várias profissões do setor público e também do setor privado fizeram seus movimentos em Brasília DF para elevar salários e benefícios e no Brasil de hoje temos uma problema que realmente para as próximas décadas deverá ser insustentável.

É preciso reduzir impostos, fiscalizar e cobrar todas as empresas devedoras, respeitar o teto constitucional para todos os salários do Estado e realizar um grande PACTO SOCIAL onde todos possam dar sua contribuição - civis e militares, sem distinções ou compensativos.

Não é possível mudanças para a sociedade sem a colaboração de todos, de verdade.

É preciso, antes das reformas, revogar essa Lei de Gérson, urgentemente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sobre o orçamento de Rondônia para 2026

Sobre o orçamento de Rondônia para 2026

Caros amigos e minhas amigas, leitores dessa minha coluna desde 2014, e os novatos também. A graça e a Paz do Senhor, sem Ele, nada, com Ele, tudo.Di

As voltas que o mundo dá em ciclos de 100 anos

As voltas que o mundo dá em ciclos de 100 anos

Estamos na reta final desse mês de outubro do ano auspicioso de 2025, caminhando para essa tão desejada próxima década; para uns em razão de esperan

Lançamento oficial do novo livro digital do economista Francisco Aroldo

Lançamento oficial do novo livro digital do economista Francisco Aroldo

Aconteceu nesta sexta-feira (29/08/2025), as 16 horas, no Auditório do CDL Porto na avenida Carlos Gomes 1490 com a participação de membros da Diret

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia no ano de 2024

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia no ano de 2024

O estado de Rondônia continua mantendo seu lugar privilegiado como o segundo estado da Região Norte do Brasil no ranking do Valor Bruto da Produção

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)