Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Diretrizes para o Orçamento 2020 tramita na Casa de Leis


Diretrizes para o Orçamento 2020 tramita na Casa de Leis - Gente de Opinião

Faz parte do ritual previsto na lei orçamentária para o desempenho da gestão pública que no último ano do planejamento plurianual (PPA) o Executivo faça o envio no mês de maio para as assembleias legislativas de uma mensagem apontando os rumos para a execução dos valores previstos no orçamento - chama-se LDO.

Pois bem, a mensagem de RO aportou agora em fins de maio na Casa de Leis e já inicia o rito de análise pelos parlamentares.

A sociedade pode participar, exatamente por intermédio de seus representantes, pois na LDO e no PPA (2020-2023) constará o indicativo dos gastos e investimentos públicos em saúde, educação, segurança, transporte, comunicações, reformas, construções, logística, reposição salarial, previdência social e complementar, investimentos em novos projetos para os diversos setores sociais e da economia, como é o caso do setor rural, do comércio, dos serviços e das indústrias.

Após o recesso parlamentar do mês de julho, o ritual orçamentário continua.

Será o momento em agosto ou setembro de o governo enviar ao poder legislativo o plano para as expectativas de receitas e despesas para os 48 meses que iniciam em janeiro de 2020.

Esse é que é o mais importante, pois ano a ano o que está descrito ali, será lei orçamentária; será a baliza dos investimentos e do desenvolvimento ou não de Rondônia para iniciar a próxima década.

Um bom plano seleciona boas escolhas e essas boas escolhas carecem de diálogo, negociação, participação e cobrança.

Os anexos da proposta indicam a possibilidade de arrecadação de R$ 8,2 bilhões sendo que desse montante o Poder Executivo fará a gestão de exatamente 74,86%, ou seja R$ 6.208.000.000,00 para as políticas públicas prioritárias e as complementares.

A transparência e a participação popular na elaboração deste plano PPA está prevista no Projeto de Lei da LDO 2020 nos artigos 58 e 59 que asseguram a transparência na gestão fiscal e assegura a participação por meio de audiências públicas e de meios eletrônicos para a inscrição de projetos de inciativa da sociedade civil.

Vamos ao plano, então

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

O Plano Plurianual do governo já está na ALE-RO

O Plano Plurianual do governo já está na ALE-RO

Chegamos a outubro e tramita nas comissões parlamentares da Assembléia Legislativa de Rondônia a mensagem de Nº 177 de 29 de agosto do corrente, sen

Presença do Estado em setores de serviços não essenciais

Presença do Estado em setores de serviços não essenciais

Eu vejo essa discussão da presença desnecessária do Estado brasileiro em diversos setores que não coadunam com o seu objetivo constitucional desde m

Nova diretoria para o Conselho de Leigos e Leigas de Porto Velho

Nova diretoria para o Conselho de Leigos e Leigas de Porto Velho

No último final de semana, dias 14 E 15 de setembro, leigos e leigas da arquidiocese de Porto Velho e sua área de abrangência, o  reuniram-se na sede

O amor de uma mãe é mesmo insuperável

O amor de uma mãe é mesmo insuperável

Caros amigos e amigas, foi no dia 29 de junho deste ano, a última vez que conversei com minha mãe, a Dona Erani Vasconcelos de Oliveira, na UTI do h